sábado, 5 de junho de 2010

1.COMO EM TUDO ................

Partilhar
Como em tudo na vida, começar parece simples, fácil até mesmo banal.

Nada que uma vida cheia de altos e baixos não me faça pensar e raciocinar numa forma muito lúcida de agir e caminhar nesta poeira que é a vida. A criação deste blog vai de encontro a uma simples necessidade COMUNICAR, parece simples, mas cada vez mais demonstra ser uma arte confinada a poucos, pois nesta travessia que é a vida nada melhor que comunicar para ajudar, alertar e relembrar tudo aquilo que pudemos e devemos fazer numa rápida passagem que é a vida.

Esta criação ira ser uma porta aberta ao esclarecimento, a troca de experiências, as vivências e acima de tudo a interligação com os "meus" formandos.

A alegria de poder partilhar conhecimentos faz de mim um veiculo de informação e só isso da me a certeza que estou a agir pelo bem dos outros, não posso nem quero ficar restrito a um ego a uma supremacia vou muito mais além de tamanhos constrangimentos.

Cheguei ao Fundão a pouco mais de um ano, nesta terra que nada me dizia e pouco me iria dar (pensava eu) criei laços, desempenho a minha profissão e espero cá criar filhos.

Envolvi-me a muitos anos no voluntariado noutras paragens e isso jamais iria por de parte só porque mudei de ares,então iniciei na Academia Sénior do Fundão a disciplina "Saúde e Socorrismo" numa instituição onde só os jovens maiores de 50 anos tem acesso (excepto alguns casos pontuais) foi fantástico as relações que criei com pessoas únicas, era uma turma pequena de 10/12 pessoas mas com tanto saber, tanto conhecimento que só me deu ainda mais prazer. Ensinei vários temas como por exemplo SIEM, AVC, Enfarte, Dispneia, Cefaleias, Sinais Vitais, DPOC, Asma, Diabetes, TCE, TVM, etc.
Consegui organizar uma visita ao INEM, delegação centro onde puderam ver de perto instalações (CODU, Centro de formação) e também os veículos que todos os dias tentam salvar vidas (Ambulâncias, Viaturas Médicas, etc.).

A partir daqui tinha as bases que sempre quis, voluntariado. Assim passado algum tempo através da ADIBB iniciei formação modular certificada diurna e nocturna para vários destinatarios entre eles os desempregados (novo flagelo do nosso século) foram imensas formações até ao dia de hoje em que inicio este blog, e para todos os meus formandos o meu sincero bem haja pois deram me o retorno quase sempre de tanto empenho e dedicação que coloco naquilo que tento transmitir. Criei uma imagem junto deles, de rigor e exigência para atingirmos objectivos e eles fazem questão de retribuir essa mesma entrega com manifestos pessoais e comentários públicos que fazem com que a minha pessoa se sinta valorizada e acarinhada por terras da cereja.

Não me alongo mais porque hoje é o primeiro dia deste blog que espero valorize todos aqueles que por bem vierem a esta "casa".

Cumprimentos André Morais

10 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvida uma grande pessoa com grande caracter,bom formador muito exigente e profissional. Ainda bem que esta no fundão.

Aqui virei todas as semanas pois tem muito para ensinar.

Luis Carrilho disse...

olá meu amigo!!!!

Gostei muito e sinceramente espero aprender algo contigo,,,

Abraço...
Cpmtos a todos

Fatima Mendes disse...

Sim senhora está lindo já não era sem tempo este blog vai fazer a diferença. Depois de muita insistencia lá deu o primeiro passo...... está de parabêns como pessoa como formador tendo o bom senso de respeitar todos por igual não desmerecendo ninguém,mas é pena que por vezes não se reconheçam pessoas com valor que temos no nosso nucleo abrangente e que mereciam mais um pouco .... quero-lhe transmitir como amiga e formanda que continue a apostar nos seus ideais pois o sabor da conquista tem um sabor idescritivel ,longe vão os tempos daquela primeira formação depois disso já vai nos 500 formandos,belo curriculo para alguém que caiu por aqui de paraquedas .
sempre por aqui , Fátima Mendes

paula Antunes disse...

Muito bem axo que a Fátima fez muito bem em o chatear para criar este blog.
espero que voce tenha um bom sucesso e que o blog seja um bom incentivo.
muitos beijos e muitos parabens

Joana disse...

Olá!
Graças aos seus ensinamentos consegui entender as siglas do seu texto:)
De facto, quem é seu formando, sabe o quanto é exigente mas ainda bem k assim é!
Este é sem duvida um espaço a visitar regularmente

Mariana disse...

Não era necessário visitar o teu blog para saber o que realmente fazes pelos fundanenses e fá-lo com gosto.Não só a terra das cerejas ficou a ganhar com a tua vinda para cá... nós também porque ganhámos um novo amigo:-)
Desejo-te tudo de bom e que continues a formar pessoas capazes de ajudar o próximo tal como tu fazes diariamente de muitas maneiras...
Beijinhos grandes e muitas felicidades

Oscar disse...

Desejo-te a maior sorte nesta etapa da tua vida, espero que conquistes mais sucesso, pois tens capacidades para tal

sandra louro disse...

É sempre bom ter alguem como voçe para ajudar quem mais precisa pois voçe é um grande profisional, tanto como socorrista como formador, rigorosso egigente sim isso é verdade mas tambem se nao fosse assim nao tinha chegado onde chegou dou-lhe os meus parabens por este blog realmente vai ser uma visita obrigatoria pelo menos quem tem curisidade de nesta area obrigado por nos ter ensinado a ser uma mais valia um dia da vida de alguem cunprimentos....

Sílvia Lopes disse...

Parabéns pela iniciativa. Continuação do "bom trabalho".


Fica bem,
Bjo.

Maria disse...

sinto me um ser humano mto melhor aprendi a ajudar a salvar é pena que as empresas só pensem em lucros, e não invistam na formação dos seus funcionários quem sabe sr. empresário se um dia não precisa que o seu funcionário lhe preste uma 1ºassistência antes de chegar o INEM de certeza que ira fazer toda a diferênça ,este factor pode ser uma semente para o seu lucro