quarta-feira, 9 de junho de 2010

5.CRÓNICAS DE SAÚDE (Vol.2)

Partilhar
TABAGISMO

O consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, a mesma organização estima que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.

Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoactiva - a nicotina – presente na folha do tabaco.

O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.

O tabagismo não é factor de risco apenas para o próprio fumador, mas também para aqueles que, não sendo fumadores, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Dados recolhidos em 1992, pela Comissão Europeia, revelaram que 29 por cento dos fumadores portugueses nunca se abstêm de fumar em presença de não-fumadores.

Estudos epidemiológicos confirmam a associação entre o tabagismo e...

Um terço de todos os casos de cancro;

90 por cento dos casos de cancro do pulmão;

Cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe);

Cancro da bexiga, rim, colo do útero, esófago, estômago e pâncreas;

Doenças do aparelho circulatório, dos quais a doença isquémica cardíaca (25 por cento);

Bronquite crónica (75-80 por cento), enfisema e agravamento da asma;

Irritação ocular e das vias áreas superiores.

Fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos.

6 comentários:

Sandra Louro disse...

È sem duvida um visio muito complicado, por mais coisas que a gente veja que oisa nada nos consegue sensibilizar, mas acho que sempre estamos a tempo de nao estar nesses 10 milhoes, com tantos esclarecimentos e avisos do que o tabaco nos faz mal é mesmo um caso a pensar

Fárima Mendes disse...

Pois André esta eu sabia .......mas fica o aviso nos já prometemos que deixamos de fumar. todas sabemos os maleficios deste vicio .......... bem sem mais palvras .
Uma promessas deixar de fumar ....... depois confirmo o dia .....!!!!!

Ana Sofia disse...

Fumar é realmante mau! para além dos malefícios obvios para as senhoras, que se preocupam mais com questoes de beleza, poderia ser um incentivo o aspecto da pele, por exemplo,mais macia sem borbulhas e com aspecto mt mais saudável se deixarem de fumar! e estao a ter uma atitude mt altruista, deixam de se prejudicar a vós mas tbm aos outros!
Acredito que só com mt força de vontade se pode superar este vício..mas nao é impossível!

Fátima se esta mesmo empenhada em o fazer convença alguem a faze-lo consigo! assim aopiam-se um ao outro e ficam ambos saudáveis!

Paula Antunes disse...

Eu qundo descobri que estava grávida deixei de fumar, começei por partir os cigarros e no 3o mes de gestação enjoei de tal maneira o tabaco que não o aguentava, depois de 2 anos do nascimento da minha filha e por causa de stress de um trabalho comecei outra vez a fumar, espero voltar a deixar de fumar, sei que faz mal mas por vezes a "cabeça" não deixa.

Joana disse...

E quem fuma se pensasse em tudo isto decerto k o vicio não falava mais alto... Mas parece me k os vicios são dificeis de se perderem...

Fatima Mendes disse...

Obrigado Ana Sofia pelo conselho,penso que antes de o fazer tenha que preparar muito bem o meu estado psicologico para aceitar uma decisão definitiva pois quando pensar em pôr fim a este vicio é para não haver retorno .Até lá .... fiquem bem