domingo, 6 de junho de 2010

2.FORMAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS 4/5 de JUNHO 2010

Partilhar
  Nos dia 4 e 5 de Junho foi dado um curso de primeiros socorros intensivo de 9 horas na ADIBB, formação certificada onde a prática foi intensa. No dia 5/6/2010 realizou-se vários cénarios, 8 bancas diferentes onde se poderia realizar suporte básico de vida adulto, suporte básico de vida pédiatrico, imobilização dos membros, remoção de capacete, colocação do colar cervical, desobstrução da via aérea, posição lateral de segurança e levantamentos para plano duro.

 Foram 9 horas muito intensas com um grupo de formandos já todo ele conhecido e que o conhecimento é facilmente transmitido. Durante o dia 4/6/2010 foram dadas as bases teóricas sobre mecanismos da lesão e abordagem ao politraumatizado. Uma abordagem curta mas muito importante para que o dia seguinte fosse proveitoso.

 Foram 10 formandos dispostos a tudo, e assim facilmente se consegue atingir os objectivos. Não houve barreiras nem entraves à temática proposta e isso resultou numa mescla de dinâmica e conhecimento. Hoje domingo enquanto escrevo este artigo sei que tenho mais 10 pessoas com capacidade assertiva e conhecimento teórico e pratico podendo mesmo serem a mais valia numa questão de segundos.
 Grupo que da clara imagem daquilo que vale e das competências que adquiriu e continua a adquirir. Gosto imenso de me rever nestas pessoas que ajudo a formar dentro da minha área de competência. Nem sempre se consegue fazer uma transmissão completa dos conhecimentos mas de forma geral os objectivos são amplamente cumpridos.

 Uma palavra de agradecimento ao meu colega de profissão e amigo PEDRO CALDINHO, esteve presente e foi peça importante na transmissão de sabedoria e conhecimento com aplicação de realidades diferentes e perspectivas opostas. Foi ele juntamente comigo responsável por todas as bancas praticas onde se empenhou e realizou um bom trabalho. Também ele veio de fora do Fundão para esta realidade e aqui vive e presta todo o seu conhecimento para esta população que nem sempre reconhece o esforço e a abnegação daqueles que por vezes colocam tudo de parte para dizerem PRESENTE na ajuda ao próximo. 

 Por ultimo um comentário a postura sempre presente da ADIBB através do seu responsável Dr. Nuno Melo e da D. Anabela que apoiam, participam e valorizam todo este trabalho que desenvolvo em prol desta sociedade fundanense.

 Este curso intensivo mais virado para o trauma e suporte básico de vida foi o primeiro de muitos por isso quem quiser realizar estas formações de curta duração mas com conteudo pratico muito intenso basta deixar um email na minha caixa postal.

Em seguida deixo-vos algumas fotos deste mesmo curso:

Suporte Básico de Vida




Imobilizações





Colar Cervical



Levantamentos



Posição Lateral de Segurança


Formadores

Formandos

Entrega dos Certificados p/ADIBB


11 comentários:

Joao UBI disse...

Tas em grande Morais.

O velho EL COMANDANTE da UBI esta de volta cheio de vida e raça.

Fundão é teu :)

Fatima Mendes disse...

Adorei a experiencia foi fotalmente enriquecedora Parabês pelo trabalho desenvolvido ,espero para breve outra formação ..

Flavio disse...

Entao madrinha safou-se bem nisso nao???
Espero bem que sim e que aprenda mt!!
para quando eu pressisar esteija la para me secorrer.
Gostoi muito de si beijao madrinha sandra

Joana disse...

Como formanda deste curso tenho a dizer k foi uma experiencia enriquecedora a muitos niveis. Aprendemos bastante e bem! Bem pq de facto a exigencia faz parte de todos os cursos dados pelo André:)
O Pedro tb demonstrou mto cnhecimento na àrea e ajudou-nos / ensinou-nos.
Saimos de lá a querer mts mais cursos onde o k se aprende é decerteza uma mais valia para todos nós.

Anónimo disse...

parabéns por este grande trabalho...
este blog reflecte e valoriza o trabalho que tens vindo a desenvolver pelas pessoas do fundão, e pela melhoria das condiçoes de socorro de muita gente.

um grande abraço meu irmao e do que precisares de mim para promover estes teus trabalhos sabes que podes contar comigo

Nuno Coelho

rosa.covilha@hotmail.com disse...

Papás

È aqui que tu estás como peixe nã água,só quando se gosta do que se fazes, é que somos bons, portanto tu és mto bom

Anónimo disse...

Foi o primeiro contacto como formanda e gostei mto! a temática é mais que apropriada e transmites os conteudos de forma mto simples e concisa!

Está bem explicito que amas o que fazes e que tiras de todos os momentos o melhor que a vida te oferece.

Este blog é mais uma forma de te expressares e de transmitir o que sabes. Muitas vezes conhecimento, segurança e auto-determinação são confundidos com arrogância e "superioridade" mas ainda bem que não cedes, ainda bem que lutas por continuar a formar! Se cada formando salvar pelo menos uma vida, imagina o quanto a vida te deve!


...e sim está anónimo!;)
Beijo*

Fátima Mendes disse...

Por lapso esqueci-me de engrandecer o apoio meritorio de outra pessoa que nos deu formação o Exelente Pedro Caldinho que mostrou ser um SR na aréa que representa.
Postura sabe o que está a transmitir e mais importante sabe como executar .
Parabêns espero voltar e encontrá-lo muito em breve noutra formação .

VIDA POR VIDA

Pedro Caldinho disse...

Quero desde já agradecer ao meu amigo André Morais,quer pelo convite de o acompanhar nesta formação e de assim ter a possibilidade de transmitir pequenos conhecimentos que fui adquirindo,mas que quando devidamente aplicados poderão um dia fazer uma grande diferença na vida de alguém,quer também pelo agradecimento que me foi dirigido.
Não poderia também deixar de enaltecer todas as formandas e formando, pelo sacrificio que fizeram para frequentar esta formação,pelo empenho demonstrado e pela vontade de aprender cada vez mais em prol do próximo.
Porque nunca sabemos quando poderemos fazer a diferença entre a vida e a morte de alguém,ou até mesmo quando nós poderemos ser esse alguém,devemos transmitir os nossos conhecimentos e nunca pensarmos que somos donos de toda a verdade e conhecimento.
Deixo aqui um abraço a todas/o os formandos,e um especial ao André que sabe que pode contar comigo para esta causa que é "Formar para Salvar"

Paula Antunes disse...

como uma das que integrou na 1a equipa tenho a dizer que so tenho pena do tempo ter passado tão depressa. tenho a agradecar toda a confiança que foi depositada em mim em especial aos dois formadores.
Muito obrigado por me ajudarem a evoluir ;)

sandra louro disse...

Foi sem duvida um diferente, só de saber que um dia posso a vir a ser uma mais valia da vida de alguém, com tudo o que lá aprendi só me posso sentir elogiada, também quero agradecer ao André e o ao Pedro eles nossos formadores no curso toda a dedicação e empenho em nos formar para salvar a todo o grupo parabéns os dois cumprimentos.