sábado, 19 de junho de 2010

18.REFLEXÃO

Partilhar
Hoje apeteceu-me, não sei porque senti a necessidade de extravasar emoções, de escrever palavras, processar informação até aqui fechada e lacrada na minha maneira de ser. Olho em volta e sinto um vazio de ideias do mundo que me rodeia, vasculho formas e maneiras de ser de outras pessoas, autentico passagens e correio informativo e concluo que tudo é muito vago, supérfluo.

Questiono-me porque um atleta corre quilómetros? Qual a razão? Será prazer? Será emoção? Estas perguntas transfiro-as para o meu mundo para o recanto que me foi reservado e num flash surgem me mil e umas ideias que projecto, planeio e vou executar mesmo que isso me leve a ter de partir mais uma muralha, que faça de mim um predestinado as lutas as guerras as batalhas que tantas vezes superei com bravura e outras em que os ferimentos não me levaram a "morte". Parece algo catastrófico irreal mas não tudo esta no sítio certo pois não me iludo com um sorriso, com um gesto ou com palavras porque em todo pode haver simulação. Não me engano, não me iludo nem me emancipo no meio deste mundo apenas e só sigo o meu trilho traçado a muito, coisas que a maioria apenas faz na hora, no momento e depois queixa-se do infortúnio. Cheguei aqui a cerca de dois anos com o objectivo de trabalhar e só, as voltas que a minha vida deu, levaram-me a por cá ficar e como se de um circo tratar-se montei a tenda por estas terras e aqui vou tentar desenvolver família, amigos, projectos e um futuro essencialmente bom.

Na dura realidade em que pintamos o nosso desenho que é a vida, vejo e sinto que a grande moça não é o executar mas sim o conseguir projectar, planear e transformar. Nos dias em que muitos dormem ou descansam eu tiro trinta minutos para sonhar acordado e ver que nem tudo é mau e trago a realidade esses sonhos soube a forma de ideias, projectos que até ao limite tentarei tornar realidade. Sou apenas mais um nesta terra, um número para os governantes mas jamais para mim, idealizar é o lema que me leva todos os dias a apresentar coisas novas aos que me rodeiam (são cada vez mais). Com orgulho vejo que existem os que não me toleram porque não conseguem abstrair-se daquilo que sou e valho e os que me dão o benefício da dúvida e se surpreendem com o resultado final, não gosto de agradar, não gosto de imitar, não gosto de sobreviver pois ai não seria eu. Trabalho para dar um pouco de mim a todos aqueles que precisam, e são muitos. Não guardo no meu armário o pouco que sei pois ai não estaria a ser o verdadeiro eu que pensa e executa obra para todos. É bom ouvir ecos de satisfação e agrado pois são esses ecos que nos fazem manter a chama da paixão por algo que se faz de coração.

Dar para receber é o lema de todos pois a vida assim o exige e eu não estou contra isso mas penso que por tudo aquilo que já vivi absorvo muito mais que isso, tive, tenho e terei sempre mais que dar do que receber pois as pessoas vêem um ser frio, distante e rude em mim, não me justifico nem arranjo formas de alterar essa imagem porque quem me conhece e quem me vai conhecendo sabe aquilo que sou e aquilo que valho. Jamais estarei a espera que me digam “bom trabalho” ou “és bom naquilo que fazes” pois a consciência daquilo que sou esta sempre presente, sei as minhas limitações e os meus tectos mas também sei o que sou para onde vou e o que vou fazer.

A vida mostra-me que assim crio afastamento e comentários dúbios mas é isso que me fortalece pois mesmo que caia nunca irei partir, despedaçar-me ou separar-me daquilo que sou na pior das hipóteses poderei rachar mas regressarei sempre mais forte.

Peço desculpa, por vós “chatear” com esta reflexão mas como no inicio disse apeteceu-me.

O blog esta numa boa fase de crescimento, a rádio começou a dar os primeiros passos com retorno positivo, as formações iram continuar para os que desejam salvar ou minimizar perdas, o projecto escolar esta na fase de conclusão, o voluntariado nas instituições ira manter-se, o esclarecer de duvidas estará sempre presente e com todo o prazer estou a desenvolver um projecto para apresentar a quem de direito para apoio aos nossos idosos.

Quem ganhou com isto fui eu porque aqui recebi carinho, apoio e dedicação mas certamente o Fundão cidade ira ser um privilegiado pela minha forma de ser e estar.

Agradecimento:

Fátima – Obrigado pela ideia de mostrar o que se faz.
Maria do Céu – Pelo apoio e lealdade digna de uma grande mulher.
Pedro Caldinho – Pela presença e dedicação próprio de um camarada.

Visitantes/amigos/formandos – Por todos os dias mostrarem que vale a pena lutar pelos
                                                           meus princípios.

7 comentários:

João Vilela disse...

Simplesmente fantastico............

Nunca tirei nenhuma formação consigo mas quero rapidamente tirar para poder partilhar consigo momentos, é um grande cronista.

Não pare por nada, siga que vai muito bem.

Pedro Caldinho disse...

Sem dúvida palavras,sábias,sentidas e verdadeiras.Posso mesmo dizer que poderia fazer de algumas destas palavras do meu amigo,palavras minhas.
Força para continuar com este e outros projectos, e sabes que sempre que esteja ao meu alcanse cá estarei para colaborar.

Sandra Louro disse...

Com tantas verdades que acabei de ler nem sei bem o que dizer, mas como sua formate tenho mesmo que dar a minha opinião,
No fim de ler esta reflexão relembrei a primeira formação que fiz consigo, no dia da entrevista você fez questão de dizer essas mesmas palavras que escreveu aqui, e diz não estou aqui para agradar ninguém sou como sou e quem me conhece sabe como sou e aquilo que valho, pois aquelas palavras no presépio não me caíram muito bem, mas com o tempo percebi quem era você , um amigo do seu amigo disposto ajudar quem precisasse e com muita vontade de ensinar os seu formates, também um pouco rigoroso e exigiste mas também se não fosse assim não estaria a ser você mesmo, hoje com 134 horas de formação consigo, posso dizer que aprendi muito e de certeza um dia tudo o que aprendi consigo vai se certo ser uma mais valia da minha vida, por isso só tenho que dizer obrigado por tudo. Também lhe digo se é feliz assim não mude só porque os outros não gostam ou não aceitam da maneira que você é, porque por vez até gosta tem é inveja da pessoa que você é, e o que tem conseguido ao logo da vida, para terminar só me resta dizer parabéns pela sua reflexão. Cumprimentos

Paula Antunes disse...

Lindas palavras realmente dá que pnsar e reflectir

Joana disse...

Nú e crú... parece -me ser uma descrição autentica daquilo k realmente o André é!
Na vida as falsidades e contratempos são muitas mas tb será esta uma forma de crescermos. Desejo k consiga mostrar sempre aquilo k é.

Fátima Mendes disse...

VOCÊ NÃO IMAGINA...
como fiquei feliz ao receber a sua mensagem.
Saiba que você é uma PESSOA QUE ADMIRO muito,
alguém REALMENTE ESPECIAL pela maneira de ser pois coaduna-se com a minha e
receber esta SURPRESA fez o meu dia muito mais feliz.
È bom receber dos amigos gestos de AMIZADE e CONSIDERAÇÃO,
acho que toda a gente deveria viver assim,
DISTRIBUINDO PALAVRAS AMIGAS
e fazendo com que o amor se alastre pelo mundo.
As palavras são impregnadas de VIBRAÇÕES,
por isso não devemos PERDER nenhuma oportunidade
de manifestar bons sentimentos.
Neste Mundo injusto, só nos resta o nosso sorriso e a força humana de jamais desistir perante os obstáculos. Se sorrirmos uma única vez por dia, estaremos a oferecer a este Mundo a justiça, em pequenos pedaços de mil cores, para pincelar as nossas vidas. Cada um recebe de acordo com o que dá. Se você der ódios e indiferenças, há-de recebê-los de volta. Mas se der atenção e carinho, há-de ver-se cercado de afecto e amor. Muito frequentemente, nós subestimamos o poder do carinho, de um sorriso, uma palavra amável, um ombro amigo, dar ouvidos, um elogio honesto, ou o menor acto de dedicação, pois todos têm o poder de transformar uma vida. Acredite
Acredite nas pessoas... Naquelas que possuem algo mais... Aquelas que, às vezes, a gente confunde com anjos e outras divindades... Digo daquelas pessoas que existem em nossas vidas e enchem nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes... Falo daquelas que te olham nos olhos quando precisam ser verdadeiras, tecendo elogios, que pedem desculpas com a simplicidade de uma criança...
Pessoas firmes... Verdadeiras, transparentes, amigas, ingénuas... Que com um sorriso, um beijos, um abraço, uma palavra de faz feliz... Aquelas que erram... Acertam... Não tem vergonha de dizer não sei... aquelas que sonham... Aquelas amigas... Aquelas que passam pela vida deixando sua marca, saudades, aquelas que fazem à diferença... Aquelas que vivem intensamente um grande amor... SEJA MUITO FELIZ...








LUTA



Mesmo que as forças te faltem

Luta por aquilo em que acreditas,

E por aquilo em que nunca acreditaste

Busca o teu caminho e teu rumo

Ainda que já não tenhas coragem para te reerguer...

Cala-te e luta!

Ainda que o Sol se esconda da tua vida

Acredita na Mão Amiga que te guia,

No colo que te aconchega

No calor das palavras que te chegam…

Cala-te e luta!

Mesmo que sintas que nada à tua volta faz sentido

E que o arco-íris se refugiou no âmago da

tristeza e solidão que te rodeiam...

Cala-te e luta!

Porque o dia ainda que cinzento é teu…

E a Vida está lá fora à tua espera…

Cala-te e luta!

E crê!

Luta e grita...

só assim poderás VIVER!

Ana Sofia disse...

Palavras para que?!
Conheço-te a muito pouco tempo mas sempre te monstrs-te disponivel para me ajudar, com palavras mas também com acçoes! Realmente este mundo está muito vazio de pessoas sinceras, verdadeiras, humanas, humildes e altruistas! Pessoas com valores!
Obrigada por me monstrares que mesmo poucas elas existem! E mesmo que por breves instantes me tenhas deixado contigo privar!

Continua o bom trabalho e mesmo que eu nao coloque nenhum comentário conta sempre com a minha visita ao blog e leitura atenta de tudo o que publicas.

Obrigada! Beijo