domingo, 20 de junho de 2010

21.INFORMAÇÃO REGIONAL

Partilhar
Informar é a base da humanização dos serviços de saúde


“Os cuidados de saúde são serviços prestados ao Ser humano e, como tal, devem ser respeitados os direitos das pessoas doentes”. A afirmação é do médico Daniel Serrão que participou, na Covilhã, numa sessão sobre “Humanização dos serviços de saúde”.

Humanização que só possível atingir com o “consentimento informado” dos doentes, diz o especialista em Bioética. A relação entre o médico e o doente deve ser baseada na confiança e na verdade e não deve ser vista como uma relação de poder, diz o especialista. Para Daniel Serrão é fundamental que se partilhe toda a informação com o doente, estabelecendo com este uma relação de proximidade.

A informação é fundamental para se conseguir a humanização dos serviços de saúde, garante Daniel Serrão. Este é um novo paradigma dos profissionais que, em muitos casos, não têm a noção dos deveres a que estão obrigados legalmente. Segundo Daniel Serrão, “o consentimento informado não está a ser praticado dignamente”, o que provoca a desumanização dos cuidados de saúde. E, nestes casos, as Comissões de Humanização ou de Ética devem agir em defesa dos direitos dos doentes, diz o médico.

Fonte: Jornal do Fundão

3 comentários:

Joana disse...

Ha quem defenda k a ignorancia evita sofrimentos eu defendo k o doente deve ser sempre informado de tudo!
A confiança entre medico e paciente no nosso meio nem sempre é a 100% mas realmente é fundamental.

Fátima disse...

Também concordo com a Joana,pois muitas vezes uma boa empatia entre médico paciente ajuda imenso na sua recuperação .. doente informado recuperação melhorada

sandra louro disse...

Esta tudo muito correcto o que o Dr. Daniel Serrão confirma, mas por vez falta um pouco de dialogo entre os médicos e os doentes, a maioria das vez é sempre a despachar-nos tirando quando é consultas particulares! Há ai o caso muda de figura não devia ser assim mas infelizmente é!