segunda-feira, 14 de junho de 2010

9.FOTOREPORTAGEM - BOMBEIROS HUELVA (ESPANHA) (Vol.1)

Partilhar
No seguimento daquilo que rege os princípios e valores deste espaço sentiu-se a necessidade agregada a uma enorme vontade de mostrar novas paragens e mentalidades de forma a haver uma comparação e uma mudança de mentalidades porque nem tudo esta mal, mas a mudança emerge como sinal positivo no intuito de haver uma evolução consistente porque o objectivo é ajudar o próximo.


Objectivo único do Formar Para Salvar (FPS) é tentar dotar todos aqueles que aqui passam e pararam para novos planos e acções que por norma serão distintos do padrão de actuação diário.

Aqui nasce mais uma temática nova a FOTOREPORTAGEM, que se junta a tantas outras como por exemplo entrevistas, crónicas de saúde, acções de formação, visitas a instituições de apoio e programa de rádio.

O FPS numa das muitas viagens previstas para reportagens dentro de portas e além fronteiras escolheu para inicio desta epopeia Espanha em especial a zona da Andaluzia.

Estrada fora até a nossa primeira paragem foram cerce de 500 quilómetros de alcatrão percorridos com um objectivo muito claro regressar a “casa” com matéria fresca, importante e pertinente para os nossos visitantes/amigos.


Numa zona calma, isolada e com bons acessos a cidades, auto-estradas e vias nacionais avistamos um pavilhão não muito grande com cores vermelhas e uma tarja que dizia “SERVICIO DE BOMBEROS”.

Estacionei e rapidamente estava a ser interpelado por um indivíduo perguntando se precisava de algo e claro, eu queria e precisava de conhecer esta nova realidade, foi então neste momento que tínhamos ganho o passaporte para esta visita.

Juan Pablo responsável por aquele espaço guio-nos por esta realidade que aqui vamos deixar um pouco dela a todos vos.

Em Espanha é uma realidade bem diferente da nossa, pois, emergência médica e bombeiros não se misturam, cada um funciona como mais-valia na sua área de actuação e assim mais e mais vezes atingem resultados agradáveis e são cada vez mais assertivos naquilo que fazem. Infra-estruturas não muito recentes nem demasiado arquitectónicas, apenas funcionais e com amplas zonas de lazer, central de comunicações, salas de formação teórico-prático, camaratas, zona de manutenção e zona polivalente, como retratei sem grandes luxos mas com o essencial para uma resposta rápida.


Todos aqueles que ali trabalham (só profissionais) possuem formação de desencarceramento, combate a fogos urbanos, industriais e florestais bem como mergulho. Juan Pablo é bombeiro profissional a catorze anos e como fez questão de dizer não há espaço para erros pois são pagos para ajudar/salvar e não para errar/falhar. Olhei a minha volta e reparei no brio que aquelas fardas transmitiam, todos de igual e com o nome de cada um timbrado nos pólos. Uma média de oito elementos a cada oito horas para uma resposta média diária de 4/6 ocorrências (relativas aquele posto). Todos os dias tem formação teórico-prática para actualizar, reciclar e aperfeiçoar conhecimentos.

Aquele consórcio possui uma frota de 2 veículos urbanos, 1 veículo florestal, 2 desencarceradores (1 ligeiro e outro pesado) e um bote de salvamento e mergulho. Uma das tarefas diárias do turno da manhã é lavar os veículos e inspeccionar os matérias de primeira actuação para se assegurarem que tudo funciona correctamente. Material de protecção individual (capacete, casaco e calça nomex, bota especifica luvas e coagula) pronto a ser utilizado e ao dispor de todos os funcionários. Quando interpelados todos mostravam respeito, atitude, conhecimento e paixão naquilo que fazem todos os dias.


Temos por hábito dizer bem daquilo que os outros fazem ou possuem, mas quero-vos dizer que não devemos nada aos “Nossos Hermanos” a nível de formas de actuação, mas temos de observar e reter a profissionalização e brio que colocam do papel na prática. Empenham-se numa área e aí obtêm grandes resultados pois dedicam-se apenas ao combate a fogos e desencarceramento não “perdendo” tempo com transportes, fisioterapias, consultas, emergência médica, etc.

Em seguida deixo-vos umas fotos tiradas neste consórcio de bombeiros da região de Huelva.

LOGOTIPOS


ZONA DE FORMAÇÃO



ARCADO PRINCIPAL


FROTA - URBANOS


FROTA - FLORESTAL


FROTA - DESENCARCERAMENTO


FROTA - MERGULHO


EPI - Equipamento Protecção Individual

4 comentários:

Anónimo disse...

Não sei so os bombeiros para sempre no inicio da vida do blog deles tinham esta qualidade, muito agradado, uma forma diferente de mostrar as coisas, com escrita perceptivel e imagens bem ilustrativas. Continue meu caro pois tem aqui mais um seguidor bombeiro.

Joana disse...

Quando a formação é continua, a dedicação de corpo e alma e os meios ajudam temos um "quadro" perfeito onde tudo corre pelo seu melhor.
Acredito que técnicos temos muitos e bons os meios é k nem sempre serao os melhores e os mais funcinais.
Que a mudança apareça sempre como sinal positivo!!!

Paula Antunes disse...

Penso que as imagens valem mais que as palavras, e bom saber que há equipamentos, meios humanos e não humanos para proteger o povo, cidade, pais etc. do que nos possa acontecer.

sandra louro disse...

Bem pelo que li esta mais do que visto que até neste campo os nossos vizinhos nos ganham, as vez era preciso que os nosso bombeiros também tivessem todas essas oportunidades para serem ainda mais profissionais naquilo que mais gostam de fazer, mas o nosso pais esta como esta e não á nada a fazer ….