terça-feira, 29 de junho de 2010

41.INFORMAÇÃO REGIONAL

Partilhar

Extensão de Saúde de Zebras

vai encerrar

As cerca de 80 pessoas que residem naquela localidade passarão a ter consultas e apoio de enfermagem no posto médico da Orca, sendo a junta de freguesia a assegurar o transporte dos utentes. A decisão saiu de uma reunião tripartida, entre a CMF, Junta de freguesia da Orca e coordenação dos centros de saúde da Cova da Beira. Na ocasião, Manuel Geraldes, director executivo do ACES Cova da Beira revelou à imprensa que aquela entidade vai aumentar o apoio financeiro à Junta de Freguesia da Orca, para garantir o transporte dos doentes.

Está para breve o encerramento da extensão de saúde das Zebras, na Orca, concelho do Fundão.
As cerca de 80 pessoas que residem naquela localidade passarão a ter consultas e apoio de enfermagem no posto médico da Orca, sendo a junta de freguesia a assegurar o transporte dos utentes. A decisão saiu de uma reunião tripartida, entre a CMF, Junta de freguesia da Orca e coordenação dos centros de saúde da Cova da Beira. Na ocasião, Manuel Geraldes, director executivo do ACES Cova da Beira revelou à imprensa que aquela entidade vai aumentar o apoio financeiro à Junta de Freguesia da Orca, para garantir o transporte dos doentes. A Extensão de saúde das Zebras será a primeira a encerrar, num concelho onde a reforma antecipada de oito clínicos gerais também vai obrigar o ACES a reorganizar o mapa de postos de saúde.

Para já ninguém admite que a reforma antecipada dos médicos provoque o encerramento de extensões de saúde, mas João Taborda, director clínico do ACES, fala em rentabilização de meios.
Nas 25 extensões de saúde do concelho do Fundão o ACES da Cova da Beira vai reforçar a prevenção de várias doenças. Os grupos de risco como diabéticos, hipertensos e saúde materna estarão na primeira linha da aposta na prevenção. Um caminho para minimizar os efeitos da saída de vários médicos de família, a primeira vai acontecer já no princípio de Julho. Em estudo está também o agrupamento e transporte de pessoas para as extensões de saúde mais numerosas e mais centrais, revelou João Taborda. Nesta altura ainda ninguém sabe quais os postos de saúde a encerrar, pois “existem problemas de ordem prática muito prementes, nomeadamente a questão dos transportes e impedimentos legais das juntas de freguesia poderem assegurar o transporte de doentes”, esclarece João Taborda.

A situação da mobilidade dos doentes é uma questão comum a todos os concelhos da Cova da Beira, designadamente no concelho de Belmonte.
 
Fonte: Jornal do Fundão

3 comentários:

sandra louro disse...

Vir ao blog é sem dúvida muito vantajoso sabes coisas, que por vez nem a comunicação social nos transmite. Ora esta visto para os nossos governadores a solução para tudo é encerra e então o assunto fica resolvido, não interessa quem precisa desses serviços o que interessa é eles descalçar a bota por isso é que o país nunca ande ir para a frente.

Continue com o seu trabalho pois esta excele-te cumprimentos.

Joana disse...

André

Pois nem sei por onde começar... Se por um lado é triste k se encerrem extensões de saude por outro lado tb me parece k essas pessoas não estão a ser esquecidas! Claro k para avaliar mais correctamente teria de saber a historia toda;)
Concordo com o comentario da Sandra... vir ao blog é vantajoso e nao podemos deixar de vir se queremos aprender:)

Fátima disse...

SEm duvida a saude no nosso pais vai de mal a pior bem não só a saude digamos tudo. como podemos ter extensões de saude se temos administradores mais bem pagos da europa ,só mesmo nós pois estamos com derrapagem enorme no defice ,mas para quem gannha num mês o que muita gente nem consegue ganhar num ano .. assim vai o nosso pais , e depois queixam se que temos de fazer contensões ,e esses senhores qual o programa das suas contensões ,sobra sempre para o mesmo o aperto do cinto , bem vistas as coisas também é o mais magro pode apertar, apertar.
vamos tomar decisãoes acertadas meus senhores pois o povo não merece.....