quinta-feira, 11 de novembro de 2010

159.CRÓNICAS DE SAÚDE (Vol.19)

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

DIABETES INSIPIDUS

A Diabetes insipidus (DI) é uma doença caracterizada pela excreção de grandes quantidades de urina muito diluída. Esta diluição não diminui quando a ingestão de líquidos é reduzida. Isto denota a incapacidade renal de concentrar a urina. A DI é ocasionada pela deficiência do hormônio / hormonas antidiurético ou pela insensibilidade dos rins a este hormônio / hormonas.

Sinais e sintomas

A diurese excessiva e a sede intensa (especialmente para água gelada) são típicos da DI. Os sintomas da diabetes insipídus são bem similares aos da diabetes mellitus, com a distinção de que não ocorre a glicosúria (urina doce) e não há hiperglicémia (glicose do sangue elevada). Problemas de visão são raros.

O excesso de diurese continua dia e noite. Em crianças, a DI pode interferir no apetite, no ganho de peso e no crescimento. Ela pode levar à febre, vómitos ou diarreia. Adultos com uma DI sem tratamento permanecem saudáveis por décadas desde que a ingestão de água seja suficiente para compensar as perdas urinárias. Entretanto, há um risco contínuo de desidratação.


Diagnóstico

Para identificação da causa da poliúria, a glicemia (glicose do sangue) e o cálcio sérico devem ser testados. Os electrólitos podem se mostrar alterados; hipernatremia (excesso de sódio) são comuns nos casos graves. O Parcial de Urina mostra baixos níveis de electrólitos, e a osmolaridade e densidade urinárias são baixas.

Um "teste de privação de água" ajuda a determinar se a DI é causada por:

1. Excesso de ingestão de líquidos
2. Um defeito na produção do Hormônio / hormonas Antidiurético ou
3. Um defeito na resposta renal ao hormônio / hormonas

Este teste mede modificações no peso corporal, volume urinário e composição urinária. Dosagens de Hormônio / hormona Antidiurético (ADH) no sangue pode ser necessário para o diagnóstico final.

Para distinguir entre as várias formas, a estimulação com desmopressina, (um análogo mais potente da vasopressina) pode também ser utilizado, injectável, spray nasal ou via oral. Caso ocorra redução do volume urinário e aumento da densidade urinária a produção do ADH pela glândula pituitária é deficiente, e a resposta renal é normal. Caso haja falta de resposta renal à desmopressina não fará efeito.

Há várias formas de Diabetes Insipidus:

· DI Central causada por tumores pituitários ou acidentes vasculares encefálicos.

· DI Nefrogenico quando o rim está lesado. Esta é uma condição rara.

· DI Dipsogenico é causado por um defeito no terceiro mecanismo, por um defeito no hipotálamo. Este defeito aumenta a ingestão de água através de uma sede anormal.

· DI Gestacional , que ocorre na gravidez.

SEMPRE NA INFORMAÇÃO
AFPS

1 comentário:

Joana disse...

A informação a um click... click do "formar para salvar"!
Um blog k nos informa e ensina!