terça-feira, 30 de novembro de 2010

174. FOTOREPORTAGEM BOMBEROS PLAYA DEL CARMEN - MÉXICO

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR


FOTO REPORTAGEM

BOMBEROS PLAYA DEL CARMEN - MÉXICO


No seguimento daquilo que por norma fazemos, trazemos hoje até vocês uma pequena reportagem fotográfica de mais uma visita AFPS fora de portas. Falo-vos de um corpo de bombeiros da cidade mexicana playa del carmen. Nessa visita foi possível perceber realidades e formas de actuação distintas mas a essência esta lá que é SALVAR VIDAS.

Breve história e desenvolvimento da cidade 

Playa del Carmen (Xaman Há ou Pláaya em língua maia ) é a sede do município de Solidaridad, Quintana Roo, localizado no sudeste do México, ao sul de Cancún. Situa-se dentro da zona denominada Riviera Maya. A cidade é banhada pelas águas do Mar das Caraíbas e sua principal actividade económica é o turismo. Esta última actividade gera também muito trabalho no sector da construção civil, a segunda actividade mais importante do município. É a terceira maior cidade do estado de Quintana Roo, a seguir a Cancún e Chetumal.

No ano de 1985 a sua população era de apenas 1000 habitantes. No entanto, em 2005 contava já com mais de 100.000 habitantes, tendo uma das taxas de crescimento mais altas do continente (cerca de 20% por ano). Este crescimento deve-se a migração de pessoas de outras zonas do México que vieram em busca de trabalho no sector do turismo. Números do Instituto Nacional de Migración de 2003 mostram que pelo menos 7% dos residentes na cidade são de origem estrangeira.

Em Novembro de 2004, o crescimento deste destino turístico traduzia-se numa oferta hoteleira de 23 mil camas e numa afluência de visitantes estimada em cerca de dois milhões, principalmente dos Estados Unidos da América, Canadá e Europa.

Reportagem

Paramos a porta do corpo de bombeiros e a calma era total como apanagio daquele povo, entramos dentro do quartel que não tinha quais queres barreiras a progressão e fomos de encontro por mera sorte ao chefe de turno. Individuo afavel e com sorriso rasgado pronto a corresponder as nossas solicitações. Então iniciamos a nossa visita pelas viaturas e materiais, rapidamente se reparou que viaturas já se encontravam um pouco "gastas" e com evidentes necessidades. Não existem grandes mordomias nem condições de eleição mas o trabalho de treino e formação é feita, no México a emergência médica esta separada dos bombeiros e assim apenas se dedicam fortemente a uma causa o socorro em fogos industriais, urbanos e florestais.

Notei que a maioria dos bombeiros estavam a realizar exercicio fisico enquanto 6 elementos estavam prontos a responder ao minuto, escalas rotativas, dedicação mas falta muito apetrecho para um trabalho de qualidade. As lacunas são mais que muitas mas a dedicação notou-se ser enorme. Só para terem uma noção estes elementos ganham menos de 120 euros mês.

Foi uma viagem que me marcou por tudo aquilo que vi, ouvi e apreendi num pais aos olhos do mundo pobre e violento mas que eu percebi ser habitado por pessoas muito inteligentes e com uma forma de ser e estar incrivel. Prazer enorme em conhecer realidades distintas.

Fotos





Vejam as restantes fotos em

Sem comentários: