domingo, 28 de novembro de 2010

173.FORMAÇÃO DAE

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

TRANSMITE

Noticia edição online do Jornal Publico 
"As 30 corporações de bombeiros mais solicitadas em Portugal estão a receber formação do INEM para reanimar pessoas com choques eléctricos. Em Janeiro recebem os desfibrilhadores.

Esta é a primeira fase de um programa que visa dotar as ambulâncias de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) e dar formação a cerca de 250 bombeiros para que saibam utilizar o aparelho de forma segura e eficaz, explicou Miguel Soares de Oliveira, presidente do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), acrescentando que esta estará concluída no final de Dezembro.

Isto significa que não só as ambulâncias do INEM afectas aos bombeiros terão um DAE, como haverá em cada corporação pelo menos seis operacionais preparados para usá-los, de forma a cobrir as 24 horas do dia.
 
O programa implica ainda a instalação de um dispositivo electrónico que grava e monitoriza todos os procedimentos, dando assim cumprimento à legislação, que prevê o acompanhamento por parte de um médico, disse Miguel Soares de Oliveira, explicando que seria difícil que cada corporação tivesse um médico."

Nota do editor:

Sem duvidas um avanço importante que visa dotar todos os elementos TAS das corporações de bombeiros a poderem utilizar o DAE (Desfibrilhador Automático Externo) e assim terem competência renovada e alargada para a prestação de auxilio.

Agora levanta-se uma duvida no meu pensamento.......será que todos os corpos de bombeiros com PEM ou seja ambulâncias INEM  24h dia tem assegurado este serviço sempre com tripulantes credenciados??? Eu conheço imensas que não, apenas asseguram 16h dia e o período nocturno é assegurado por voluntários com cursos mínimos e sem conhecimento para utilizar o DAE. 

Prevejo que muitas associações de bombeiros terão de ser avaliadas pelo INEM para se assegurar um serviço de qualidade para o cidadão.

INFORMAR PARA ALERTAR
AFPS

Sem comentários: