terça-feira, 30 de novembro de 2010

174. FOTOREPORTAGEM BOMBEROS PLAYA DEL CARMEN - MÉXICO

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR


FOTO REPORTAGEM

BOMBEROS PLAYA DEL CARMEN - MÉXICO


No seguimento daquilo que por norma fazemos, trazemos hoje até vocês uma pequena reportagem fotográfica de mais uma visita AFPS fora de portas. Falo-vos de um corpo de bombeiros da cidade mexicana playa del carmen. Nessa visita foi possível perceber realidades e formas de actuação distintas mas a essência esta lá que é SALVAR VIDAS.

Breve história e desenvolvimento da cidade 

Playa del Carmen (Xaman Há ou Pláaya em língua maia ) é a sede do município de Solidaridad, Quintana Roo, localizado no sudeste do México, ao sul de Cancún. Situa-se dentro da zona denominada Riviera Maya. A cidade é banhada pelas águas do Mar das Caraíbas e sua principal actividade económica é o turismo. Esta última actividade gera também muito trabalho no sector da construção civil, a segunda actividade mais importante do município. É a terceira maior cidade do estado de Quintana Roo, a seguir a Cancún e Chetumal.

No ano de 1985 a sua população era de apenas 1000 habitantes. No entanto, em 2005 contava já com mais de 100.000 habitantes, tendo uma das taxas de crescimento mais altas do continente (cerca de 20% por ano). Este crescimento deve-se a migração de pessoas de outras zonas do México que vieram em busca de trabalho no sector do turismo. Números do Instituto Nacional de Migración de 2003 mostram que pelo menos 7% dos residentes na cidade são de origem estrangeira.

Em Novembro de 2004, o crescimento deste destino turístico traduzia-se numa oferta hoteleira de 23 mil camas e numa afluência de visitantes estimada em cerca de dois milhões, principalmente dos Estados Unidos da América, Canadá e Europa.

Reportagem

Paramos a porta do corpo de bombeiros e a calma era total como apanagio daquele povo, entramos dentro do quartel que não tinha quais queres barreiras a progressão e fomos de encontro por mera sorte ao chefe de turno. Individuo afavel e com sorriso rasgado pronto a corresponder as nossas solicitações. Então iniciamos a nossa visita pelas viaturas e materiais, rapidamente se reparou que viaturas já se encontravam um pouco "gastas" e com evidentes necessidades. Não existem grandes mordomias nem condições de eleição mas o trabalho de treino e formação é feita, no México a emergência médica esta separada dos bombeiros e assim apenas se dedicam fortemente a uma causa o socorro em fogos industriais, urbanos e florestais.

Notei que a maioria dos bombeiros estavam a realizar exercicio fisico enquanto 6 elementos estavam prontos a responder ao minuto, escalas rotativas, dedicação mas falta muito apetrecho para um trabalho de qualidade. As lacunas são mais que muitas mas a dedicação notou-se ser enorme. Só para terem uma noção estes elementos ganham menos de 120 euros mês.

Foi uma viagem que me marcou por tudo aquilo que vi, ouvi e apreendi num pais aos olhos do mundo pobre e violento mas que eu percebi ser habitado por pessoas muito inteligentes e com uma forma de ser e estar incrivel. Prazer enorme em conhecer realidades distintas.

Fotos





Vejam as restantes fotos em

domingo, 28 de novembro de 2010

173.FORMAÇÃO DAE

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

TRANSMITE

Noticia edição online do Jornal Publico 
"As 30 corporações de bombeiros mais solicitadas em Portugal estão a receber formação do INEM para reanimar pessoas com choques eléctricos. Em Janeiro recebem os desfibrilhadores.

Esta é a primeira fase de um programa que visa dotar as ambulâncias de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) e dar formação a cerca de 250 bombeiros para que saibam utilizar o aparelho de forma segura e eficaz, explicou Miguel Soares de Oliveira, presidente do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), acrescentando que esta estará concluída no final de Dezembro.

Isto significa que não só as ambulâncias do INEM afectas aos bombeiros terão um DAE, como haverá em cada corporação pelo menos seis operacionais preparados para usá-los, de forma a cobrir as 24 horas do dia.
 
O programa implica ainda a instalação de um dispositivo electrónico que grava e monitoriza todos os procedimentos, dando assim cumprimento à legislação, que prevê o acompanhamento por parte de um médico, disse Miguel Soares de Oliveira, explicando que seria difícil que cada corporação tivesse um médico."

Nota do editor:

Sem duvidas um avanço importante que visa dotar todos os elementos TAS das corporações de bombeiros a poderem utilizar o DAE (Desfibrilhador Automático Externo) e assim terem competência renovada e alargada para a prestação de auxilio.

Agora levanta-se uma duvida no meu pensamento.......será que todos os corpos de bombeiros com PEM ou seja ambulâncias INEM  24h dia tem assegurado este serviço sempre com tripulantes credenciados??? Eu conheço imensas que não, apenas asseguram 16h dia e o período nocturno é assegurado por voluntários com cursos mínimos e sem conhecimento para utilizar o DAE. 

Prevejo que muitas associações de bombeiros terão de ser avaliadas pelo INEM para se assegurar um serviço de qualidade para o cidadão.

INFORMAR PARA ALERTAR
AFPS

sábado, 27 de novembro de 2010

172.AVISO AFPS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

AVISA

Tempo frio exige cuidados com a saúde

  • Perante a vaga de frio prevista para os próximos dias a DGS recomenda que sejam tomadas as seguintes precauções:
  • Verificar a manutenção dos equipamentos utilizados para aquecimento antes de os utilizar e limpar a chaminé da lareira;
  • Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correcta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde. Desta forma evitará a ocorrência de acidentes por monóxido de carbono que podem ser causa de morte;
  • Não utilizar equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores (habitação, café, restaurante);
  • Antes de se deitar ou sair de casa certifique-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar fogos ou intoxicações;

 Tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras.

Os mais vulneráveis ao frio são:

  • Crianças;
  • Idosos;
  • Doentes crónicos, principalmente com problemas respiratórios, cardio-vasculares ou anemias;
  • Os sem-abrigo;
  • Pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.

Proteja-se:

  • Use várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente;
  • Proteja as extremidades do corpo (use luvas, gorro, meias quentes e cachecol);
  • Ingira bebidas e alimentos quentes mas evite bebidas alcoólicas, com cafeína e não fume.

Para mais informação consulte as recomendações
ou ligue para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
AFPS

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

171.VIDEO FORMAÇÃO TRAUMATOLOGIA

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

APRESENTA

Boa tarde ilustres venho hoje publicar o vídeo da formação de traumatologia realizado no passado dias 12 e 13 de Novembro de 2010 no Fundão.

A todos os presentes o meu sincero bem haja e até breve........................


Visitem

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

170.CONCURSO INEM - 70 Vagas

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

Informa

A Associação Formar Para Salvar informa que abriu hoje concurso para ingressar no INEM, foram colocadas para preenchimento 87 vagas na carreira de TAE (Técnico de Ambulâncias de Emergência), estas vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 3 vagas para Delegação Norte
  • 29 vagas para Delegação Centro
  • 38 vagas para Delegação Lisboa Vale do Tejo
  • 17 vagas para Delegação Faro
Existe um formulário de candidatura e um aviso de abertura do referido concurso que pode ser consultado através do link:


O concurso esta aberto até dia 13 de Dezembro de 2010 ................

UMA POSSIBILIDADE DE CARREIRA
NUMA ÁREA FASCINANTE
AFPS

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

169.CARREIRA TEPH

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

Informa


SERÁ DESTA QUE A CARREIRA AVANÇA?????

Para o bem de todos é urgente formar e capacitar os técnicos de emergência medica de actos que possam salvar vidas, contudo espero que a formação seja consistente e só os que mostrem capacidade deve prosseguir para a carreira TEPH.


















































































VEJAM A GLOBALIDADE 
DA PROPOSTA
AFPS

terça-feira, 23 de novembro de 2010

168.VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O ciclo de violência


A violência doméstica funciona como um sistema circular – o chamado ciclo da violência doméstica – que apresenta, regra geral, três fases:

1. Fase de aumento da tensão: as tensões quotidianas acumuladas pelo/a agressor/a que este/a não sabe/consegue resolver, criam um ambiente de perigo iminente para a vítima que é, muitas vezes, culpabilizada por tais tensões.

Sob qualquer pretexto o/a agressor/a direcciona todas as suas tensões sobre a vítima. E os pretextos, que podem ser muito simples, são usualmente situações do quotidiano, como exemplo, acusar a vítima de não ter cozinhado ou cozinhado com sal a mais, de ter chegado tarde a casa ou a um encontro, de ter amantes, etc.

2. Fase do ataque violento: o/a agressor/a maltrata, física e psicologicamente a vítima (homem ou mulher), que procura defender-se, esperando que o/a agressor/a pare e não avance com mais violência. Este ataque pode ser de grande intensidade, podendo a vítima por vezes ficar em estando bastante grave, necessitando de tratamento médico, ao qual o/a agressor/a nem sempre lhe dá acesso imediato.

3. Fase do apaziguamento ou da lua-de-mel: o/a agressor/a, depois da tensão ter sido direccionada sobre a vítima, sob a forma de violência, manifesta-lhe arrependimento e promete que não vai voltar a ser violento/a.

Pode invocar motivos para que a vítima desculpabilize o comportamento violento, como por exemplo, ter corrido mal o dia, ter-se embriagado ou consumido drogas; pode ainda invocar o comportamento da vítima como motivo para o seu descontrolo. Para reforçar o seu pedido de desculpas pode tratá-la(o) com delicadeza e tentar seduzi-la(o), fazendo-a(o) acreditar que, de facto, foi essa a última vez que ele/a se descontrolou.

Este ciclo é vivido pela vítima numa constante de medo, esperança e amor. Medo, em virtude da violência de que é alvo; esperança, porque acredita no arrependimento e nos pedidos de desculpa que têm lugar depois da violência; amor, porque apesar da violência, podem existir momentos positivos no relacionamento.

O ciclo da violência doméstica caracteriza-se pela sua continuidade no tempo, isto é, pela sua repetição sucessiva ao longo de meses ou anos, podendo ser cada vez menores as fases da tensão e de apaziguamento e cada vez maior e mais intensa a fase do ataque violento. Em situações limite, o culminar destes episódios poderá ser o homicídio.

O que é ?


Tem medo do temperamento do seu namorado ou da sua namorada?
Tem medo da reacção dele(a) quando não têm a mesma opinião?
Ele(a) constantemente ignora os seus sentimentos?
Goza com as coisas que lhe diz?
Procura ridicularizá-lo(a) ou fazê-lo(a) sentir-se mal em frente dos seus amigos ou de outras pessoas?
Alguma vez ele(a) ameaçou agredi-lo(a)?
Alguma vez ele(a) lhe bateu, deu um pontapé, empurrou ou lhe atirou com algum objecto?
Não pode estar com os seus amigos e com a sua família porque ele(a) tem ciúmes?
Alguma vez foi forçado(a) a ter relações sexuais?
Tem medo de dizer "não" quando não quer ter relações sexuais?
É forçada(o) a justificar tudo o que faz?
Ele(a) está constantemente a ameaçar revelar o vosso relacionamento?
Já foi acusada(o) injustamente de estar envolvida ou ter relações sexuais com outras pessoas?
Sempre que quer sair tem que lhe pedir autorização?

A presença de um ou mais destes comportamentos, sobretudo utilizados para controlar as outras pessoas, pode significar que é vítima de violência física, psicológica ou sexual no seu relacionamento. A violência doméstica é crime. E a violência exercida entre pessoas do mesmo sexo no seu relacionamento também é violência doméstica.


NUNCA É DEMAIS
RELEMBRAR

AFPS

domingo, 21 de novembro de 2010

167.CRÓNICA DIÁRIA - 22 - RCB

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

CRÓNICA DIÁRIA RCB


Tema: UMIPE e MOTO INEM

sábado, 20 de novembro de 2010

166.O VALOR DOS GESTOS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

PENSAMENTO

Vivemos uma era terrível e desprezível em alimentar valores e preconizar atitudes. Despromovemos o bem, o racional, o lógico e o salutar e promovemos a inveja, a intriga, o ódio e a guerra de palavras e actos. Olho a minha volta e percebo rapidamente que evoluímos para o beco, para a rampa do infortúnio e gostava de alterar pequenas coisas no dia-a-dia de todos nós. Porque a frontalidade enerva? Será mais justo falsear? Esta postura leva me muitas vezes a ser mal interpretado e mal ajuizado pois esta minha forma de ser realista e directa colide com muita "aparência" social.

Quero deixar-vos um pequeno vídeo que por breves segundos mexe com o nosso pensamento.


MUDEM ATITUDES.........

VALE A PENA PENSAR NISTO
AFPS

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

165.PRÉMIO INEM

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

TRANSMITE

Como a maioria dos colaboradores da nossa associação fazem parte directa deste prémio achei por bem referi-lo aqui com um pequeno texto e uma peça jornalistica da RTP. Orgulho me de fazer parte deste prémio e que ajudamos a fazer crescer o 112 e a emergência pré-hospitalar.

"O sistema português de emergência 112 foi hoje distinguido em Bruxelas pela Associação do Número Europeu de Emergência, com um prémio de excelência que o ministro da Administração Interna saudou como "o reconhecimento do trabalho dos últimos anos".

Rui Pereira, que recebeu o prémio do Sistema Nacional 112 de Excelência, à margem de uma reunião de ministros da Justiça e do Interior da União Europeia, realçou que se trata de "um prémio que distingue todos aqueles que têm trabalhado durante os últimos anos no sistema 112 português", designadamente "polícias, membros de serviços e forças de segurança, de elementos da proteção civil e da emergência médica"."

Fonte: RTP

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

164.DIA DO NÃO FUMADOR

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

Dia 17 de Novembro comemorou-se o dia mundial do não fumador, data importante para alertar todos aqueles que se agarram a este homicida silencioso. Queremos dar-vos mais uma informação sobre todos os problemas causados por este acto diário de grande parte da nossa sociedade.

O consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.


 
TABAGISMO
 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, a mesma organização estima que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.
 
Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoactiva - a nicotina – presente na folha do tabaco. O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.

 
O tabagismo não é factor de risco apenas para o próprio fumador, mas também para aqueles que, não sendo fumadores, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Dados recolhidos em 1992, pela Comissão Europeia, revelaram que 29 por cento dos fumadores portugueses nunca se abstêm de fumar em presença de não-fumadores.

Estudos epidemiológicos confirmam a associação entre o tabagismo e...

 
  • Um terço de todos os casos de cancro;
  • 90 por cento dos casos de cancro do pulmão;
  • Cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe);
  • Cancro da bexiga, rim, colo do útero, esófago, estômago e pâncreas;
  • Doenças do aparelho circulatório, dos quais a doença isquémica cardíaca (25 por cento);
  • Bronquite crónica (75-80 por cento), enfisema e agravamento da asma;
  • Irritação ocular e das vias áreas superiores.

 
Fumar reduz a esperança média
de vida em cerca de dez anos.
AFPS

terça-feira, 16 de novembro de 2010

163.ACÇÃO SENSIBILIZAÇÃO TOXICODEPEDÊNCIA - AE TEIXOSO

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

APRESENTA


Ao abrigo da parceria desenvolvida entre a Associação Formar Para Salvar e o Agrupamento de Escolas do Teixoso vimos mostrar mais uma actividade realizada no ambito do projecto PES do referido agrupamento escolar.

É importante referenciar que tem sido muito gratificante preparar e promover diversas actividades para esta comunidade escolar. Até aqui promovemos aulas de primeiros socorros para os 9º ano, Acções sobre Bullying e Toxicodependência, mas não vamos ficar por aqui pois neste primeiro periodo ainda existem mais duas actividades de enorme interesse.

Esta acção que vos vamos apresentar em video foi destinada aos 6º anos e teve um impacto bastante consideravel visto os alunos terem participado e interiorizado a mensagem desta mesma acção. Orgulhamo-nos de estar associados a uma escola impar e de créditos firmados o que faz do nosso trabalho um valor acrescentado.........

Apresento-vos o video .......


AFPS

162.ALTERAÇÕES ALGORITMO SBV

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES

ABC

O ABC desaparece nas novas recomendações da ERC, passando a CAB.

No novo algoritmo vemos então a seguinte sequência:

1- Condições de segurança.
2- Verificar se a vítima responde
3- Se responde – Prosseguir com exame

Se não responde gritar por ajuda, virar a vítima de costas, abrir a boca com extensão do pescoço e elevação do queixo.
Aqui já se vê a primeira alteração, pois não se pesquisa a cavidade oral, para verificar a presença de corpos estranhos.

4- VOS.
E aqui salienta-se que pode existir respiração agónica, reforçando os 10 segundos de VOS para o socorrista se certificar paragem.

5- Respiração normal – PLS e pedir ajuda
5b – Respiração anormal ou ausente – Compressões
Aqui enfatiza-se a importância das compressões serem efectuadas com uma frequência de 100 por minuto não excedendo as 120 minuto, deprimindo o tórax 5 cm pelo menos, sem exceder os 6 cm.

6- Ventilações.
E neste ponto após a 1ª ventilação, se esta não for eficaz, então sim deve-se pesquisar a cavidade oral e se tiver algum objecto estranho, remove-lo, e reconfirmar a posição da cabeça.

No adulto o mais provável é que a PCR seja de causa cardíaca, pelo que a reanimação deve iniciar-se pelas compressões e não pelas ventilações.
Não se deve perder tempo a verificar se há corpos estranhos na boca a menos que a insuflação não faça o tórax elevar-se.
A pausa pós choque deve ser reduzida ao mínimo possível. A totalidade do processo de desfibrilação deve estar completo em menos de 5 segundos.
No DAE, dá-se ênfase em minimizar as pausas pré e pós-choque. Deve-se manter compressões enquanto o aparelho efectua a carga para efectuar a desfibrilação

Quanto ao SAV:
Algumas das alterações mais importantes são que se retira a recomendação para fazer um período predefinido de SBV antes de desfibrilar, nas PCR em PH e não testemunhadas pelos operacionais do SEM.
O murro pré-cordial é desvalorizado (já não se via muito), assim como passa a não ser recomendada a administração de fármacos pelo TET, no caso de não se conseguir acesso ev, passando a ser efectuado por via IO (intra-óssea).
A adrenalina e amiodorona administram-se após o 3º choque no caso das FV/TVsP, e a atropina desaparece.
SBV Pediátrico
1- Condições de segurança.
2- Verificar se a vítima responde
           Se responde – Prosseguir com exame, caso contrário pedir ajuda.
3- Vitima não responde

Cuidadosamente, deitar a criança de costas, abrir a via aérea com extensão da cabeça e elevação do queixo, colocar a mão na testa da criança e estender cuidadosamente a cabeça para trás ao mesmo tempo, elevar o queixo com as pontas dos dedos.

Não pressionar os tecidos moles debaixo da mandíbula para não obstruir a via aérea.
Se mesmo assim for difícil abrir a via aérea, tentar a subluxação da mandíbula: colocar o 2º e 3º dedo de cada mão atrás de cada lado da mandíbula e empurrá-la para a frente.

4- VOS durante 10 segundos.

5- 5A – Respira – PLS
5B – Não respira ou respiração anormal

Remover cuidadosamente qualquer obstrução evidente da via aérea.
Cinco insuflações iniciais.

Insuflar lentamente durante 1–1.5 segundos e verificar elevação do tórax
Mantendo extensão da cabeça e elevação do queixo, afastar a boca da criança e observar o tórax a descer durante a exalação.

Inspirar de novo e repetir a sequência cinco vezes.
Avaliar a eficácia vendo os movimentos torácicos semelhantes aos que se veriam em respiração normal.
No lactente é a posição neutra que se adopta.

6- Avaliar circulação
Na criança com mais de 1 ano — pulso carotídeo.
No lactente — pulso braquial, na face interna do braço.
Em crianças e lactentes pode palpar-se o pulso femoral, entre a espinha ilíaca antero-superior e a sínfise púbica.

7- Se não houver sinais de vida, e a menos que haja a CERTEZA ABSOLUTA de ter palpado um pulso, com mais de 60 batimentos min (bpm), dentro de 10 segundos.
Iniciar compressões torácicas e alternar com insuflações.

Reforça-se a necessidade de efectuar compressões correctas de profundidade adequada. Cerca de 1/3 do diâmetro antero-posterior em todas as crianças.

Novamente não se deve suspender compressões para administrar choque (novamente se reforça que é seguro usar DAE em crianças com 1 ano ou mais) por mais de 5 segundos (tal como no adulto).

Modificações das recomendações para o SBV da mulher grávida
Deslocar manualmente o útero para a esquerda para aliviar a compressão da veia cava inferior.
Promover a inclinação lateral esquerda da bacia / abdómen se possível – não se sabe qual é o ângulo ideal para essa inclinação, mas recomenda-se 15-30º. O ângulo da inclinação deve permitir compressões torácicas eficazes.
Abordagem inicial das síndromes coronárias agudas
O AAS deve ser administrado pelo primeiro profissional de saúde que contacta o doente, por quem ajuda o doente ou pelo centro de orientação de doentes urgentes. A dose inicial de AAS mastigável é de 160-325 mg. As formas solúveis ou ev devem ser tão eficazes como a mastigável.
As alterações mais significativas para SBV estão relacionadas com a circulação na PCR.
Os algoritmos tem vindo a ser actualizados nesse sentido (5:1, 15:2´, 30:2) e este ano esperava-se que fosse alterado para 50:2, mas tal não aconteceu.
A alteração mais "visivel" foi a não pesquisa da cavidade oral antes da extenção da cabeça.
Falta saber se vai ser adoptada. Todas estas recomendações e alterações ainda vão ser estudadas pelo INEM, de forma a introduzir as alterações nos nossos algoritmos. Até lá mantêm-se tudo como estava.

Fonte: Blog TAE

INFORMAÇÃO PERTINENTE
AFPS

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

161.PUBLICAÇÃO DE EMAIL

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

Transcreve

Email recebido ontem Domingo......


"Bom dia André e restante Staff

Eu não conhecia a Associação do Formar para Salvar até há bem pouco tempo. Tomei conhecimento pela minha orientadora de estágio, a Ana Paula. E em boa hora o fiz. Decidi fazer esta formação pela excelente imagem que ela me passou da associação.

Como tal, criei enormes expectativas desta formação de Traumatologia. Se gostei bastante do primeiro dia (parte teórica), posso afirmar que adorei o segundo (parte prática). As minhas expectativas foram largamente ultrapassadas. Os conhecimentos transmitidos por vocês foram bastante enriquecedores, e como ontem uma formanda afirmou no final da sessão, ''quando quem nos dá formação, sabe muito mais que nós, está à vontade no que diz e domina por completo o assunto, está tudo dito''.

Os três estavam perfeitamente à vontade em todos os domínios abordados, o que facilitou muito a transmissão de conhecimentos. Tal como disse ontem, ''espero que esta tenha sido a primeira formação e não a única''. Simplesmente adorei e valeu cada cêntimo investido na formação. Fico a aguardar pelas próximas. O meu próximo passo é tornar-me sócio da Associação, e ajudá-la a crescer como merece.

Foram todos fantásticos e só tenho a agradecer por tudo.
Da minha parte, ganharam uma publicidade fantástica, já que só tenho coisas boas a apontar.
Adorei e espero que continuem a crescer.

Com os melhores cumprimentos,

Marco Melo"
 
É por isto que o nosso empenho e dedicação aumenta cada vez mais e se torna a nossa imagem de marca junto de todos os que partilham momentos connosco........obrigado nós por tudo. 
 
FORMAR E ALERTAR
AFPS

domingo, 14 de novembro de 2010

160.FORMAÇÃO TRAUMATOLOGIA

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

Olá boa noite,


Passaram apenas algumas horas, mas ainda estou agarrado ao que tivemos a desenvolver em dois dias intensos mas muito saborosos. Esta formação foi muito mais que uma transmissão de conhecimentos, para mim e para a associação a qual presido foi mais um marco importante rumo ao cimentar de uma posição clara no panorama da transmissão e formação de pessoas.

Saio reforçado destes dias, valorizado por ter conhecido pessoas fantásticas e especiais, pois são vocês que alimentam o sonho de projectar cada vez mais a ASSOCIAÇÃO FORMAR PARA SALVAR.

É deveras reconfortante e moralizador perceber que aquilo que tanto "sangue" e suor nos tira, produz como resultado final a concretização de objectivos bem claros. Trabalho com brilho, alma e gosto nesta área mas sem vocês nada faria sentido.

Uma gota de uma lágrima minha apenas mostra que este meu "filho" é a alegria e o brilho de uma vida dedicada aos outros com ou sem frutos directos. Agradeço aqueles que me apoiam e ampliam a nossa voz fazendo eco num pais cada vez mais sem valores.

A quem esteve nesta formação o meu profundo e sincero bem haja.............até já, até qualquer dia ou até sempre........contem comigo e com a AFPS......
 
Nota: Esta semana iremos apresentar um vídeo sobre esta formação, mostrando um pouco daquilo que fizemos. Espero que acima de tudo passem a palavra...........


FORMAR
AFPS

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

159.CRÓNICAS DE SAÚDE (Vol.19)

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

DIABETES INSIPIDUS

A Diabetes insipidus (DI) é uma doença caracterizada pela excreção de grandes quantidades de urina muito diluída. Esta diluição não diminui quando a ingestão de líquidos é reduzida. Isto denota a incapacidade renal de concentrar a urina. A DI é ocasionada pela deficiência do hormônio / hormonas antidiurético ou pela insensibilidade dos rins a este hormônio / hormonas.

Sinais e sintomas

A diurese excessiva e a sede intensa (especialmente para água gelada) são típicos da DI. Os sintomas da diabetes insipídus são bem similares aos da diabetes mellitus, com a distinção de que não ocorre a glicosúria (urina doce) e não há hiperglicémia (glicose do sangue elevada). Problemas de visão são raros.

O excesso de diurese continua dia e noite. Em crianças, a DI pode interferir no apetite, no ganho de peso e no crescimento. Ela pode levar à febre, vómitos ou diarreia. Adultos com uma DI sem tratamento permanecem saudáveis por décadas desde que a ingestão de água seja suficiente para compensar as perdas urinárias. Entretanto, há um risco contínuo de desidratação.


Diagnóstico

Para identificação da causa da poliúria, a glicemia (glicose do sangue) e o cálcio sérico devem ser testados. Os electrólitos podem se mostrar alterados; hipernatremia (excesso de sódio) são comuns nos casos graves. O Parcial de Urina mostra baixos níveis de electrólitos, e a osmolaridade e densidade urinárias são baixas.

Um "teste de privação de água" ajuda a determinar se a DI é causada por:

1. Excesso de ingestão de líquidos
2. Um defeito na produção do Hormônio / hormonas Antidiurético ou
3. Um defeito na resposta renal ao hormônio / hormonas

Este teste mede modificações no peso corporal, volume urinário e composição urinária. Dosagens de Hormônio / hormona Antidiurético (ADH) no sangue pode ser necessário para o diagnóstico final.

Para distinguir entre as várias formas, a estimulação com desmopressina, (um análogo mais potente da vasopressina) pode também ser utilizado, injectável, spray nasal ou via oral. Caso ocorra redução do volume urinário e aumento da densidade urinária a produção do ADH pela glândula pituitária é deficiente, e a resposta renal é normal. Caso haja falta de resposta renal à desmopressina não fará efeito.

Há várias formas de Diabetes Insipidus:

· DI Central causada por tumores pituitários ou acidentes vasculares encefálicos.

· DI Nefrogenico quando o rim está lesado. Esta é uma condição rara.

· DI Dipsogenico é causado por um defeito no terceiro mecanismo, por um defeito no hipotálamo. Este defeito aumenta a ingestão de água através de uma sede anormal.

· DI Gestacional , que ocorre na gravidez.

SEMPRE NA INFORMAÇÃO
AFPS

terça-feira, 9 de novembro de 2010

158.VIDEOTECA AFPS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

CRÓNICA DIÁRIA RCB


Tema: CIAV - INEM

ALERTAS FUNDAMENTAIS
AFPS

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

157.CIAV

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

TRANSMITE

CIAV

Centro de Informação Antivenenos

O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) é um centro médico de informação toxicológica.
 
Dispõe de um número próprio de contacto: 808 250 143.

Presta informações referentes ao diagnóstico, quadro clínico, terapêutica e prognóstico da exposição a tóxicos (intoxicações agudas ou crónicas) em pessoas ou animais. Fornece esclarecimentos sobre efeitos secundários dos medicamentos, substâncias cancerígenas, mutagénicas e teratogénicas.

O CIAV presta um serviço nacional, cobrindo a totalidade do país. Médicos especializados, 24 horas por dias, sete dias por semana, que atendem consultas de médicos, outros profissionais de saúde e do público em geral.

O CIAV colabora também no ensino de toxicologia clínica, acções de prevenção e feitura de estudos.
 
Alguns conselhos para evitar intoxicações!

 
  • Explique às crianças o risco de tomar remédios de que não estão a precisar e o perigo de provar ou mexer em produtos perigosos.
  • Não tome nem dê medicamentos às escuras e não exceda as doses prescritas.
  • Guarde os medicamentos e outros produtos químicos (produtos de limpeza, pesticidas, tintas, petróleo, diluentes) fora do alcance das crianças.
  • Não aplique raticidas, naftalina ou outros pesticidas em locais acessíveis às crianças.
  • Não utilize embalagens vazias para guardar outros produtos, guarde-os nas suas verdadeiras embalagens.
  • Feche as embalagens e guarde os produtos imediatamente após o uso.
  • Não dê embalagens vazias às crianças para brincar.
  • Não ponha produtos de uso doméstico junto a comidas ou bebidas.
  • Guarde em segurança as bebidas alcoólicas.
  • Não esqueça que os perfumes, águas de colónia e loções para a barba podem ser soluções alcoólicas.
  • Conheça o significado dos símbolos existentes nos rótulos.
  • Leia as instruções de aplicação com cuidado e aplique os produtos dentro das regras de segurança, principalmente quando usar pesticidas, produtos corrosivos, tira nódoas e vernizes.
  • Não deixe abandonadas embalagens de pesticidas destapadas, vazias ou vasilhas com resto de caldas.
  • Após usar, feche as torneiras do gás e tenha sempre as instalações em bom estado e, se possível com dispositivos de segurança.
  • Não tenha instalações de gás na casa de banho.
  • Não tenha plantas tóxicas em casa ou no jardim.
  • Não deixe as crianças comerem bagas ou sementes de plantas desconhecidas.
  • Não apanhe nem cozinhe cogumelos frescos, se não os distinguir com exactidão.
  • A calma é muito importante, não se precipite mas não perca tempo.

 
Tenha o número do CIAV perto do telefone: 808 250 143

 

 

Como contactar?
 
Este serviço médico funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano. Para cada situação serão aconselhadas as medidas que deverá tomar.
 
Procure dar informações que possam ajudar o CIAV a identificar a situação, designadamente:
 

  •  Quem - idade, sexo, gravidez, etc.
  •  O quê - produto, animal, planta, cogumelo.
  •  Quanto - quantidade de produto, tempo de exposição.
  •  Quando - há quanto tempo.
  •  Onde - em casa, no campo, na fábrica, etc.
  •  Como - em jejum, com alimentos, com bebidas alcoólicas, etc.

  
A sua colaboração é fundamental
Preste atenção às perguntas efectuadas
Siga as instruções indicadas.

 
TRNSMITIR PARA EVOLUIR
AFPS
 

sábado, 6 de novembro de 2010

156.INFO AFPS - DIABETES

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

Informa


Para celebrar o dia mundial da Diabetes deixamos aqui um video explicativo sobre esta doença crónica para a qual não existe cura. São dramas diários para quem controlar e regular este "bichinho" se torna uma história de vida.

Estilos de vida diferentes com o intuito de regrar e projectar qualidade de vida. Caso tenham duvidas envie email para a nossa caixa postal, respondemos a tudo.........

Dia Mundial da Diabetes
14 de Novembro


Vejam até ao fim e mostrem aos vossos filhos e familiares.

PARTILHAR INFORMAÇÃO
AFPS

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

155.FORMAÇÃO TRAUMATOLOGIA

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

Boas noites caros associados, amigos e visitantes da nossa página, vimos hoje publicar dois vídeos que podem ferir a sensibilidade dos mais vuneráveis.

Falta uma semana para darmos inicio a nossa formação certificada de traumatologia, serão dois dias intensos e proveitosos esperamos, onde o formando irá realizar e aplicar enumeras técnicas com diverso material utilizado no pré hospitalar. Falamos de material de trauma bem como de manequins de treino de RCP (Adulto, Pediátrico e Lactente).

Queremos chegar no final das 10h de formação e perceber que aqueles 20 formandos são uma mais valia para a nossa população.

  • Como seria ver estes acidentes e não saber fazer nada???????
  • Se ali tivessemos e o pessoal especializado pedisse ajuda? Seriamos a mais-valia????
  • Somos portadores de conhecimentos minimos de Suporte Básico de Vida????? 
 ACEITO RESPOSTAS :)


 Vídeo 1

 

Vídeo 2

 

PRAZER EM ALERTAR
AFPS

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

154.CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

À luz do conhecimento médico actual, considera-se que há três atitudes que modificam o resultado no socorro à vítima de paragem cardio-respiratória (PCR):

1. Pedir ajuda, accionando de imediato o Sistema Integrado de Emergência Médica;
2. Iniciar de imediato manobras de Suporte Básico de Vida (SBV);
3. Aceder à desfibrilhação tão precocemente quanto possível mas apenas quando indicado.

Estes procedimentos sucedem-se de uma forma encadeada e constituem uma cadeia de atitudes em que cada elo articula o procedimento anterior com o seguinte. Surge assim o conceito de Cadeia de Sobrevivência composta por quatro elos ou acções em que o funcionamento adequado de cada elo e a articulação eficaz entre os vários elos é vital para que o resultado final seja uma vida salva.




Os quatro elos da cadeia de sobrevivência são:

1. Acesso precoce ao Sistema Integrado de Emergência Médica - 112
2. Início precoce de SBV
3. Desfibrilhação precoce
4. Suporte Avançado de Vida (SAV) precoce


1.ACESSO PRECOCE

O rápido acesso ao Sistema Integrado de Emergência Médica assegura o início da Cadeia de Sobrevivência. Cada minuto sem se chamar o socorro reduz a possibilidade de sobrevivência da vítima. Para o funcionamento adequado deste elo é fundamental que quem presencia uma determinada ocorrência seja capaz de reconhecer a gravidade da situação e saiba activar o sistema, ligando adequadamente 112 (para poder informar o quê, onde, como e quem).

A incapacidade de adoptar estes procedimentos significa falta de formação. A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.

2.SBV PRECOCE

Para que uma vítima em perigo de vida tenha maior hipótese de sobrevivência é fundamental que sejam iniciadas, de imediato e no local onde ocorreu a situação, manobras de SBV. Isto só se consegue se quem presencia a situação tiver a capacidade de iniciar o SBV.

O SBV permite ganhar tempo, mantendo alguma circulação e alguma ventilação até à chegada de socorro mais diferenciado para instituir os procedimentos de SAV.

3.DESFIBRILHAÇÃO PRECOCE

A maioria das PCR no adulto, ocorrem devido a uma perturbação do ritmo cardíaco a que se chama Fibrilhação Ventricular (FV). Esta perturbação do ritmo cardíaco caracteriza-se por uma actividade eléctrica caótica de todo o coração, em que não há contracção do músculo cardíaco e, como tal, não é bombeado sangue para o organismo. O único tratamento eficaz para esta arritmia é a desfibrilhação que consiste na aplicação de um choque eléctrico, externamente a nível do tórax da vítima, para que a passagem da corrente eléctrica pelo coração pare a actividade caótica que este apresenta. A desfibrilhação eficaz é determinante na sobrevivência de uma PCR.

Também este elo da cadeia deve ser o mais precoce possível. A probabilidade de conseguir tratar a FV com sucesso depende do tempo. A desfibrilhação logo no 1º minuto em que se instala a FV pode ter uma taxa de sucesso próxima dos 100%, mas ao fim de 8-10 minutos a probabilidade de sucesso é quase nula.

4.SAV PRECOCE

Este elo da cadeia é uma “mais-valia”. Nem sempre a desfibrilhação é eficaz, por si só, para recuperar a vítima. Outras vezes a desfibrilhação pode não ser sequer indicada. O SAV permite conseguir uma ventilação mais eficaz (através da entubação endotraqueal) e uma circulação também mais eficaz (através da administração de fármacos). Idealmente, o SAV deverá ser iniciado ainda na fase pré-hospitalar e continuado no hospital, permitindo a estabilização das vítimas recuperadas de PCR.

Integram também este elo os cuidados pós-reanimação, que têm o objectivo de preservar a função, particularmente do cérebro e coração.

CONCLUSÃO

A Cadeia de Sobrevivência representa, simbolicamente, o conjunto de procedimentos que permitem salvar vítimas de paragem cardio-respiratória. Para que o resultado final possa ser, efectivamente, uma vida salva, cada um dos elos da cadeia é vital e todos devem ter a mesma força. Todos os elos da cadeia são igualmente importantes: de nada serve ter o melhor SAV se quem presencia não sabe ligar 112.


TRANSMITIR PARA ALERTAR
AFPS

terça-feira, 2 de novembro de 2010

153.NOTICIA AFPS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

PUBLICA

Nesta semana de ausência para retemperar forças nunca me esqueci nem me afastei do "meu" projecto, ou seja, trago na minha mala de viagens fotos e memorias daquilo que presenciei e vivi nesta viagem que realizei.

Hoje vou publicar as primeiras fotos e memorias dessa viagem...........


Cheguei ao aeroporto de Barajas em Madrid e depois de realizar as burocracias habituais fui observar as infrastruturas de apoio ao edifício e visitantes e reparei na qualidade existente que vão desde saídas de emergência devidamente assinaladas, mangueiras de incêndio em todo o lado, posto de socorro, extintores em todas as colunas do edifício e para espanto de alguns (já sabia da sua existência) DESFIBRILHADORES AUTOMATICOS EXTERNOS (contei 12 num só terminal).

Um passo muito importante rumo ao cumprimento dos leigos da cadeia de sobrevivência ajudando assim a realização do 3 elo da mesma. Acredito que a grande maioria dos “utilizadores” fixos do aeroporto (trabalhadores) possuam Suporte Básico de Vida (SBV) e assim o desfibrilhador seja peça vital a uma possível vida salva. Perguntei também a nível externo se existia uma preocupação clara em formar leigos em SBV e a resposta foi clara, SIM.

Gostaria de ver implementado que saísse da gaveta de uma vez por todas o programa DAE em Portugal de forma equilibrada e proporcional ao envolvimento e conhecimento dos cidadãos, mas vejo um programa lento no seu desenvolvimento e uma população sem chama para apreender conceitos básicos para a realização de um correcto algoritmo de SBV.

Criamos a Associação Formar Para Salvar com esse intuito o de envolver e dinamizar conhecimentos junto de todos aqueles que podem e deve aprender a salvar vidas.

No expositor  criado para suportar o DAE existem as regras de utilização de fácil compreensão.
 
FOTOS




PARTILHAR MOMENTOS
AFPS

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

152.VIDEOTECA AFPS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

CRÓNICA DIÁRIA RCB


Tema: CAPIC - INEM

VISITE O NOSSO CANAL

REGRESSAMOS COM NOVIDADES
E COM AINDA MAIS VONTADE
AFPS