sábado, 10 de julho de 2010

62.REFLEXÃO FPS

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

REFLEXÃO PESSOAL

Como sempre amigos e visitantes deste blog, venho partilhar com vocês momentos mais pessoais, que acho importante deixar-vos nestes testemunhos, de quem faz questão de se mostrar ao mundo como é.

Nota do editor:

Estava aqui eu no meio da Gardunha e da Estrela a olhar esta verdura, esta paisagem, este manto de esperança que desce estas serras e colide nestas cidades que só por isto são privilegiadas e valorizadas. O agradável, o sentimental, o perfeito destas terras é a possibilidade de cada um andar, pensar e agir livremente naquilo que projecta, se bem que, nos dias de hoje a inveja e a intriga são pontos de relevo que ocupam lugar de destaque. Peço todos os dias aos que me rodeiam uma presença astuta, emancipada e valorizada porque só assim iremos chegar ao objectivo, só assim reforçamos laços, só assim somos um pouco de nós próprios. Confunde-me, baralha-me, chega mesmo a desconcentrar-me a falta de capacidade de alguns seres humanos serem directos, frontais e objectivos para que dessa forma tudo seja mais transparente e limpo.

Pergunto-me o porquê de tanta rasteira planeada?
Porquê de brilhos de magoa retraída quando nada o faz prever?

Eu que suscito inveja, que incomodo as pessoas que não têm pensamento próprio, que baralho o dia-a-dia dos subservientes dos lobbies instalados, que confundo os seres mais presos de movimento mental digo-vos , clara e abertamente não sou o problema de ninguém pois planeio, projecto, traduzo ideias em obra e acima de tudo luto pelos meus ideais. Não sou maldoso, apenas crio mossa porque ser empreendedor e possuir vitalidade não está ao alcance de todos e eu cultivei este factores no meu trilho, no meu projecto de vida.

Ser frontal e saber o que valho não faz de mim mais nem menos do que aqueles que me rodeiam . Apenas me distingue quando começo caminhadas de vida onde sei que possivelmente irei ter complicações e até onde poderei parar por inerências dessa dura caminhada que é a vida. Foi neste pensamento concreto que produzo ideias e as semeio ao vento para que sejam amplamente difundidas e reconhecidas.

Não vou mudar nem alterar formas e maneiras de ser e estar, pois foi assim que criei o meu espaço e alarguei horizontes tento, isso sim, moldar me onde penso ser adequado e assim agrupar me nesse molde que pode ajudar me a evoluir.

Lidar com seniores, com crianças, com adolescentes, com pessoas de relevo social, pessoas que por dificuldade não tiveram a hipótese de progredir mental e profissionalmente, com deficientes, com grandes diferenças culturais faz me muito bem porque retiro coisas úteis e vitais ao meu crescimento e isso trespassa para os meus projectos de vida familiar e profissional.

Prefiro incomodar do que ser ignorado, este sim sinal claro do que sou e do que valho, porque os ignorados são seres amorfos que passam ao lado desta vida e eu graças a minha forma de ser e estar incomodo aqueles que gostam de roer, mentir, omitir e desvalorizar os outros.

O Formar Para Salvar é o meu “primeiro filho” e por isso adoro ver o crescimento e acompanha-lo nesta luta que é ganhar alicerces para estruturar um futuro. Nascemos num blog, passamos a ter um canal no YouTube, criamos uma imagem na rede social facebook, projectamos um programa de rádio, criámos força e qualidade para estarmos no projecto escolar pioneiro de primeiros socorros e, para meu gáudio, luto ainda para ter condições de este meu “filho” FPS (Formar Para Salvar) se tornar uma Associação e aí dizer que tudo pode acontecer e surgir num futuro promissor. Desejo “deixar” de criar este filho quando um filho real surja e claramente transmitirei o carácter e luta que eu como pai tenho aliado a tranquilidade, postura, bom senso e lealdade de uma mãe que cada dia que passa se releva uma GRANDE MULHER. Sou um ser feliz.

OBRIGADO A TODOS AQUELES QUE FAZEM DESTE
PROJECTO UMA MAIS VALIA PERMANENTE
FPS

5 comentários:

Fàtima disse...

Amigos estrelas e cometas
Existem pessoas Estrelas e pessoas Cometas.
Os Cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.
As Estrelas permanecem. Assim como o Sol. Passam anos, milhões de anos, e as Estrelas permanecem.
Há muita gente Cometa. Gente que passa pela nossa vida apenas por instantes.
Gente que não prende ninguém e a ninguém se prende.
Gente sem amigos, gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.
Importante é ser Estrela. Estar junto. Ser luz, calor, ser vida.
Amigo é Estrela. Podem passar anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no coração. O coração não quer enamorar-se de Cometas, aqueles que apenas atraem olhares passageiros.
Ser cometa é ser companheiro por instantes, explorar os sentimentos humanos, ser aproveitador das pessoas e das situações.

Solidão é resultado de uma vida cometa. Ninguém fica, todos passam. Há necessidade de se criar um mundo de Estrelas.
Para podermos contar com elas, senti-las como luz e calor.
Assim são os amigos, Estrelas na vida da gente. São aragem nos momentos de tensão e luz nos momentos de desânimo.
Ser Estrela nesse mundo passageiro, nesse mundo cheio de pessoas Cometas, é um desafio.
Mas acima de tudo, uma recompensa. Recompensa de ter sido luz para muitos amigos, calor para muitos corações e acima de tudo, saber que nascemos e vivemos, e não somente existimos, e tu consideras te o quê ???? ....................................... certamente uma estrela ....

António Leitão disse...

Sem palavras, irrepreensível texto com objectivo claro de parar a inveja que este projecto produz em muitos frouxos da nossa sociedade, que nada conseguem transmitir.

Anónimo disse...

André,
Uns vivem outros vêm viver!!! Ainda bem k vive!:)
Parabens pelo texto.
Joana

sandra louro disse...

Muito bem André um texto digno de se ler, espero que este primeiro filho continue a cresces porque você merece pela sua dedicação e empenho parabéns
Desejo de uma amiga Seja feliz!

Anónimo disse...

Existem coisas mais importantes que o dinheiro, e isso, quem te conhece verdadeiramente desde há muitos anos sabe que é isso que valorizas mais, e essa "inveja" que tu falas, és tu que a crias, mas a vida logo te dá um pontapé, como já te deu mais vezes com os quais aprendeste só para algumas coisas.
Olha mais para as coisas boas da vida e deixa de olhar tanto para essas futilidades que valorizas porque há pessoas que têm saudades do verdadeiro André que há muito ninguém sabe nada dele...
Abraço..