domingo, 10 de outubro de 2010

142.REFLEXÃO

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

Reflexão

Já alguém parou dois segundos hoje e pensou????

Duvido, a vida e o ritmo que ela nos imponhe absorve-nos, engole-nos e projecta-nos sem darmos conta de tudo o que podemos e devemos valorizar. Escolhi uma profissão que nem sempre é fácil, pois dividimos emoções, alegrias, tristezas, angustias, medos e receios. Somos muita das vezes a porta entre aberta da vida com a morte um gesto errado pode ser fatal e essa carga emocional acumula-se e cria-nos uma capa ou escudo protector (erradamente) que quem nós olha pensa na frieza da actuação que temos.

Sinto me vulgar aos olhos do mundo pois escolhi esta vida a 11 anos e olhando para trás são mais os casos em que não consegui salvar do que aqueles em que a minha presença salvou vidas, esta batalha emocional consome diariamente muito daquilo que sou pois a luta interna que travo para ser a mais-valia nem sempre se concretiza. Penso naqueles que por infelicidade, por infortúnio morrem. Não consigo abster-me desta "raiva" que se apodera de mim quando um piso molhado, uma pedra mal colocada, um espelho mal posto coloca uma vida humana fora de jogo, porque pergunto-me eu naquele momento em que faço tudo o que sei e estudo para salvar aquela vida.

Coloco-me quase sempre no papel daquela família, imagino o que seria de mim ver um familiar/amigo morrer a minha frente sem que nada pudesse ser feito e isto porque por exemplo se escorrega. Vida é dura e ingrata retira-nos os pilares de uma vida e reduz a insignificância todas as acções pensadas e prometidas para aquela pessoa que por manifesta infelicidade saiu desta vida sem brilho nem chama. Cada vez penso mais na minha vida profissional e orgulho-me de ser um digno representante dela mostrando querer e dedicação aliado a uma constante aprendizagem.

Vamos pensar nos nossos pais, amigos, familiares, idosos e dar um sorriso, apresentar um olhar brilhante e dizer um gosto de ti e certamente será bem melhor o dia de quem ouve e o nosso que dizemos com sentimento e querer.

Tive a necessidade de debitar um pouco daquilo que diariamente vivo, e aqui deixo um voto sentido para aqueles que perderam os seus entre queridos de forma "estúpida" sem razão palpável.

Terrível perder o chão sem razão.
AFPS

6 comentários:

Anónimo disse...

Orgulho em partilhar consigo formações e acções de sensibilização

Antónia :) disse...

"...são mais os casos em que não consegui salvar do que aqueles em que a minha presença salvou vidas"
Mas são aqueles em que a tua presença faz diferença que tens de enfatizar pois é isso que nos dá força para continuar no bom caminho!
Continua assim!

Paula Andrade disse...

Acho que na minha humilce opinião voce não é reconhecido como deveria mas isso já são outras contas. Agora estava a visitar o blog e pensei os tais 2 segundos e reparei que independentemente de auferir algum ganho com estas actividades todas (o que acho justo) voce desnvolve actividades escolares, formações, acções de sensibilização, projecto com séniores, rádio, associação e agora digam me que faz algo em prol do Fundão com voce????

Por isso incomoda-me perceber que a gentinha maldosa que quer travar este projecto, será que conseguem??

Joana disse...

"terrivel perder o chão sem razão" como terrivel é viver sem parar 2 segundos para pensar!
A sua reflexão mostra um lado seu k raramente(pelo pouco k o conheço) mostra... mas gostei desse lado.

Patricia Vaz disse...

Arrepia me ler o que escreveu, mostra sensibilidade e maturidade parabéns

Cristina Rodrigues disse...

André tens toda a razão em dizer que é terrível perder o chão, é terrível perder alguém que amamos, sem haver tempo para despedidas, não é que isso minimizasse a dor, de modo algum... jamais , nada nem ninguém nos tira a dor de perder as pessoas que são importantes para nós...do que adianta pensarmos André...se não podemos mudar o passado? Se pudesse mudar o passado, daria a minha vida, trocaria a minha vida por outra...