sábado, 23 de outubro de 2010

151.MANUTENÇÃO

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

ATÉ JÁ


Bom dia ilustres amigos/associados e visitantes do blog da nossa associação, venho hoje despedir-me não de vez pois isso não irá acontecer até final de 2014 (quando termina o mandato para o qual a minha equipa foi eleita), irei cumprir o meu mandato e criar cada vez mais portas de acesso para uma associação forte, coesa, experiente e com projecção de futuro. Temos tido uma caminhada bastante agradável e com persistência temos alcançado objectivos importantes. 

Tem sido meses intensos, de muita rotação, empenho e dedicação a uma causa e isso faz me bem, da-me prazer e alegria sentir o empreendedorismo assumido desde o inicio e fazer disso a minha imagem. Vou estar uma semana ausente para recompor forças e consequentemente o blog não será actualizado até dia 02 de Novembro, peço compreensão aos mais de 100 utilizadores diários que nos visitam.Regressaremos com ainda mais motivação e mostras de relevo.

Vamos regressar dia 02 de Novembro com actividades (Formação Certificada Traumatologia) e novidades muito interessantes. 

Deixo-vos a musica que é a imagem AFPS a nossa luta

HASTA SIEMPRE

SAUDAÇÕES A TODOS
AFPS

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

150.SISMOS O QUE FAZER?

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

Como agir face a um sismo?

Passo a passo para se proteger se um dia a terra tremer

Caso um dia seja apanhado de surpresa por um sismo, nada como estar prevenido e saber de antemão os cuidados que se devem ter e os erros a evitar. 
Pode começar por fazer um plano de emergência para a sua família, certificando- se de que todos sabem como agir e conhecem os locais mais seguros e mais perigosos da casa.

Fixe as estantes às paredes da casa e ensine todos os familiares a desligar a electricidade, o gás e a água. Deve ainda ter num local acessível uma lanterna e os números de telefone dos serviços de emergência.


Como agir face a um sismo
Depois do sismo ocorrer

Mantenha-se calmo e prepare-se para a ocorrência de possíveis réplicas. Desligue a luz e o gás, para evitar incêndios, e não fume, pois pode haver fugas de gás. 

Deverá também limpar os produtos inflamáveis que tenham sido derramados e nunca utilize os elevadores, pois podem ficar bloqueados. Evite passar por locais onde estejam fios eléctricos soltos e não circule pelas ruas para ver o que aconteceu. Liberte-as para as viaturas de socorro.

INFORMAR
AFPS

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

149.CRÓNICAS DE SAÚDE (Vol.18)

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

Encarceramento de Hérnia

Em alguns casos o próprio doente recoloca o conteúdo da hérnia no seu lugar, neste caso é classificada de hérnia redutível, no entanto se o orifício for estreito pode não ser possível a sua redução, originando o denominado encarceramento da hérnia, ou classificada também de hérnia irredutível.

O risco da hérnia encarcerada é o estrangulamento, ou seja o compromisso circulatório do conteúdo da hérnia, originando uma situação de isquemia que se não for resolvida em tempo útil origina a morte dos tecidos em causa. Dentro dos diversos tipos de hérnia a que tem maior incidência seu estrangulamento é a hérnia inguinal, que origina na maior parte dos casos uma situação de isquemia intestinal e de oclusão.

Sinais e sintomas

  • Dor abdominal,
  • Pertuberância
  • Febre ( nos casos mais graves )
  • Oclusão intestinal ( nos casos mais graves )
Actuação

A resolução para este tipo de situações, à semelhança da outras emergências abdominais somente é possível em ambiente hospitalar, assim os procedimentos a adoptar serão terão como objectivo a estabilização do doente e a diminuição da dor, ou seja:

  • Manter uma atitude calma e segura;
  • Caracterizar e localizar a dor:
  • Intensidade: Suportável, insuportável, imobilizante; com ou sem irradiação;
 Efectuar a recolha da informação:

· C- Saber como se iniciaram as queixas, à quanto tempo e se houve factor desencadeante;
· H- Saber se existe história clínica anterior;
· A – Saber se possui alguma alergia;
· M- Qual medicação do doente,
· U- Qual a ultima refeição, à quanto tempo e de que tipo.

  • Manter a temperatura corporal;
  • Não tentar a redução da hérnia;
  • Transporte com vigilância dos sinais vitais, com a vítima numa posição confortável, tendo em vista o alivio da dor abdominal.  


INFORMAR PARA FORMAR
AFPS

148.INEM - NOVO RUMO??

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

Transmite

Boa noite, venho hoje publicar uma mensagem do novo presidente do INEM Dr. Miguel Soares de Oliveira, mostrando claramente um afastamento com o passado anexo ao Coronel Abílio Gomes.

Um passado feito de poucos avanços em que imperou uma aproximação aos corpos de bombeiros e um consequente amenizar de relações "explosivas" que a sua chegada imperavam. Na base destas hostilidades  estavam as dividas aos postos PEM, frota a muito não renovada e uma consequente desinformação e formação dos corpos de bombeiros. Agora surge novo sangue, novo ritmo e acima de tudo novas ideias que podem renovar e alargar as carreiras de TAS/TAE na emergência pré-hospitalar.

Esperamos que o caminho pensado não seja desviado por interesses e demagogias baratas, acreditamos num socorro cada vez mais profissional e de qualidade.

Transcrição do email do Presidente do INEM

"Caros Colaboradores (TODOS, desde os meus parceiros do Conselho Directivo até ao segurança, por quem passamos todos os dias).

Iniciei, recentemente, funções como Presidente do Conselho Directivo do INEM. Como sabem, além de conhecer razoavelmente a sua estrutura (fui Director Regional INEM Norte de 2003 a 2008), conheço também a sua vertente operacional (VMER, CODU, Heli, etc.), os seus principais parceiros (de pré-hospitalar e hospitalar) e, principalmente, conheço bem as pessoas que com o INEM colaboram, quais as suas dificuldades, anseios e ambições.

O INEM depara-se com um conjunto vasto de situações que necessitam de atenção e resolução. Não prometo a resolução de todas e muito menos de imediato. Mas muitos saberão que não conheço a palavra impossível e que não perco dois segundos com as tarefas fáceis. A minha área de actuação é a das tarefas difíceis, mas exequíveis. Num clima em que as pessoas são valorizadas e envolvidas. Em que são, verdadeiramente, tratadas como pessoas e incentivadas a dar o seu melhor. 

Em que o resultado final é fruto do trabalho de todos e o sucesso é por todos repartido (se houver fracassos, esses serão unicamente da minha responsabilidade).É isso que vos peço. É isso que vos prometo: um INEM de todos, formado por todos e que a todos irá dar espaço para pelo desenvolvimento dos seus potenciais, em que no final, de uma forma natural e simples, quem sairá amplamente ganhador será o cidadão, razão única da nossa existência.

Da minha parte e, estou certo, dos restantes membros do Conselho Directivo, podem contar com as seguintes orientações gerais:
- total empenho e entusiasmo em construir um INEM cada vez mais eficaz;
- assegurar uma fluída comunicação entre todos;
- primar pela eficiência na utilização dos recursos disponíveis;
- tratar todos os profissionais em primeiro lugar como pessoas e só depois como técnicos;
- promover um SIEM que, sem corporativismos, procure sempre a melhor solução centrada no cidadão;
Há espaço para todos. Há necessidade de todos. Todos seremos poucos. E, por isso, eu preciso de cada um de vocês. Preciso que cada um dê, diariamente, o seu melhor por esta importante Instituição em que todos temos a honra de trabalhar.

Termino estas breves palavras desejando ver espelhada em cada rosto esta minha vontade, este meu entusiasmo, esta minha firme convicção de que, juntos, conseguiremos. 

Bom trabalho!!!
Miguel Soares de Oliveira

Fonte: Blog TAE

terça-feira, 19 de outubro de 2010

147.ULTIMAS VAGAS

Partilhar
AFPS
ASSOCIAÇÃO 
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

ULTIMAS 2 VAGAS
 
FORMAÇÃO CERTIFICADA
TRAUMATOLOGIA

Esta formação será dividida em duas partes, uma teórica de 3 horas e outra pratica de 7 horas, onde iremos promover a capacidade do formando perceber e lidar com situações de trauma e assim responder a uma nova temática. Para a realização das praticas teremos a disposição o material que se utiliza na emergência pré hospitalar como por exemplo plano duro, aranha, encosto de cabeça, colete de extracção, colares cervicais, talas, manequins de reanimação (adulto, pediátrico e lactente) etc.

Informação completa:

Data: 12 e 13 de Novembro de 2010

Local: Instalações da ADIBB - Fundão

Horários:12/11/2010 - 20h as 23h - 3 horas teóricas
                13/11/2010 - 10h as 13h e 14h as 18h - 7 horas praticas

Inscrição: Via email fpsformarparasalvar@gmail.com ou via instalações ADIBB
    (Deverá constar NOME,MORADA,BI,NIF,TELEFONE,EMAIL)

Limite de Inscrições: Dia 05/11/2010 e limitado a 20 formandos

Valor: Associados AFPS 50€
           Não Associados AFPS 60€
          (pagamento será feito até a data de dia 05/11/2010)

Regalias: Manual de Formação e Certificado Reconhecido (ADIBB/DGERT)


 
TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS
AFPS

domingo, 17 de outubro de 2010

146.VALE A PENA VER AFPS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR


VEJAM E REFLICTAM


Falta menos de um mês para iniciarmos a formação de trauma, e achei muito importante colocar este vídeo, não para o sensacionalismo das imagens mas para perceberem a necessidade cada vez maior de não se mexer ou quando tem de se mexer que seja com a mínima qualidade para quem esta a sofrer.

O vídeo mostra um queda em que a cavaleira fica logo inconsciente, resultante do seu cavalo a ter projectado para o solo embatendo com a cabeça e  depois vê-se a fúria de um animal que faz o resto. Quando tentam ajudar Noélia Mota os colegas fazem o agravamento das suas lesões ao ergue-la de qualquer forma sem cuidados mínimos. Vejam e revejam e percebam de uma vez por todas que os conhecimentos nesta área tem de ser aprofundados e adquiridos pois saber com conhecimento é o passaporte para uma vida mais saudável e tranquila.

Noélia Mota continua em estado de coma e ligada às máquinas. Sofreu fracturas craniana, cervical, torácica e abdominal.

ALERTAR, SENSIBILIZAR E FORMAR
AFPS

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

145.VISITA INSTITUCIONAL- Academia Sénior Fundão

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

MOSTRA


Academia Sénior do Fundão


Esta visita virtual pretende mostrar o que esta instituição promove para o bem estar do seus utentes. Assim conseguimos elucidar um pouco melhor aqueles que aqui vem ver e sentir o pulsar daquilo que fazemos.

A ASSOCIAÇÃO FORMAR PARA SALVAR
é uma das parceiras da Academia Sénior do Fundão desde 2009.
Orgulha-nos doar formação aos nossos seniores.


PERGUNTA & RESPOSTA:

1. Quando foi o inicio da Academia.
R: 02 de Maio de 2007

2. Quais os objectivos iniciais:
R: Como principal objectivo a melhoria da qualidade de vida dos seniores através da realização de actividades sociais, culturais, de formação formal e informal, de desenvolvimento social e pessoal, de solidariedade social, de convívio e lazer para maiores de 50 anos.

3. Quais os objectivos Específicos da Academia?

 Promover a manutenção do bem-estar bio-psico-social dos seniores;
 Promover actividades sócio-recreativas e culturais com uma participação activa;
 Fomentar relações interpessoais;
 Aumentar as competências pessoais e sociais dos seniores;
 A educação para a cidadania e para a formação ao longo da vida;
 Divulgação dos serviços, deveres e direitos dos seniores;
 A fomentação do voluntariado na e para a comunidade

4. Quantos academistas existem.
R: Inscrições: 225 inscritos, mas no activo cerca de 125 utentes.

5. Quantos professores são?
R: Existem 32 professores voluntários

6. Actividades que desenvolvem?
R: A Academia Sénior tem uma diversidade de actividades. Desdobram-se em actividades culturais e actividades formativas. Neste ano lectivo, as actividades culturais são:

• “Trocas e Saberes” – espaço de debate com um tema mensal onde, em reunião, se debatem diversas opiniões e convive-se culturalmente.
• Jogos “Desafio à Sabedoria” – relacionado com o módulo “Ludosénior” da componente formativa em que haverá sessões de desafio da mente através de jogos didácticos e culturais.
• Passeios Culturais e Visitas Temáticas – com o objectivo de promover diversos locais de interesse turístico e conhecer mais profundamente um território, onde as valências culturais, paisagísticas e patrimoniais sejam evidentes.
• Caminhadas Seniores – para exercitar o físico realizaremos diversas caminhadas subjugadas a um tema a determinar.
• Espaço “Inter - Gerações” - estimular o convívio intergeracional entre os seniores e as crianças/jovens do ATL (tempos livres) e do Projecto Escol(H)a Viva.
• Recri’arte - promoção de atelier de expressão (Arte Decorativa, Expressão Plástica), utilizando a técnica de reciclagem, destinados à angariação de fundos.
• “Entre Conversas…café com chocolate” – reflexão sobre os problemas sociais, psicológicos e de saúde, que afectam os seniores e as formas de os abordar, através de um Ciclo de Conversas que decorrerá semestralmente ou anualmente.
• Rota dos Sabores – Jantar de Convívio, trimestral, que se estabelece entre os seniores e a equipa técnica/professores que os acompanha.
• “Chá dançante” – Mensalmente é organizado um espaço cultural, onde a dança estará sempre associada a uma temática, e será predominante o movimento corporal e o convívio/animação.

7. Quais as maiores dificuldades existentes?
R:O transporte para algumas visitas culturais que, por vezes, têm de ser anulados por dificuldades financeiras dos seniores.

8. Quais os objectivos para os novos tempos que se avizinham?
R:Continuar a proporcionar o bem-estar físico, psicológico e social a todos os seniores através de actividades culturais/sociais e formativas.

9. Prémios ganhos?
R:A alegria de viver dos seniores junto de nós.

10. Maior frustração?
R:Nenhuma.

11. Existem apoios para a academia subsistir? 
R: São receitas da Academia Sénior:

a) Câmara Municipal do Fundão- instalações
b) As mensalidades dos alunos;
c) Os donativos;
d) A venda de serviços ou produtos;
e) Os patrocínios.

12. Quem foi o grande mentor do projecto Academia Sénior do Fundão?
R: CACFF – Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão.

13. Novidades ou projecções para 2011?
R:Workshop´s diversos, aulas de saúde, educação física, inglês, informática, espanhol, português, terapias alternativas, danças, pinturas, etc….


INFORMAR PARA FORMAR
AFPS

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

144.GLOSSÁRIO CLINICO

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

Nefrologia
Especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em particular dos rins

Nervo Óptico
Ligação que sai da parte posterior do olho constituído por fibras nervosas características que transmitem impulsos ao cérebro

Neurocirurgia
Especialidade médica que se ocupa do tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, passíveis de abordagem cirúrgica

Neurologia
Especialidade médica que estuda o sistema nervoso central e periférico, as suas relações e os seus transtornos

Neurónio
Célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso

Neurotransmissores
Substâncias químicas produzidas pelos neurónios, através das quais aqueles podem enviar informações para outras células

Obstipação
Também conhecida como prisão de ventre. Consiste na dificuldade em evacuar as fezes do trato intestinal

Oftalmologia
Especialidade da Medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos

Oncologia
Especialidade médica que estuda as neoplasias (tumores malignos) e a forma como essas doenças se desenvolvem no organismo, procurando o seu tratamento

Ortopedia
Especialidade médica que trata as doenças e deformações dos ossos, músculos, ligamentos e articulações

Osso
Estrutura encontrada nos animais vertebrados. É formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). Caracteriza-se por uma matriz extracelular solidificada pela presença do depósito de cálcio nas suas estruturas. Os ossos sustentam o corpo, protegem alguns órgãos internos e servem da apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O conjunto dos ossos é conhecido como esqueleto. O corpo humano adulto tem 206 ossos

Otorrinolaringologia
Especialidade médica que se dedica à análise e tratamento de doenças do ouvido, nariz e seios paranasais, faringe e laringe

Patologia Clínica
Ramo da medicina que se dedica aos exames laboratoriais para apoio ao diagnóstico médico

Pediatria
Especialidade médica dedicada à assistência a crianças e adolescentes, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos (Puericultura) ou curativos

Pneumologia
Ramo da medicina que se ocupa do estudo das doenças pulmonares e do campo respiratório

Porfirias
Grupo de perturbações, herdados ou adquiridos, de certas enzimas envolvidas no processo de síntese do heme. Estes distúrbios manifestam-se através de problemas na pele e/ou complicações neurológicas. Existem diferentes tipos de porfirias, sendo os mais comuns a porfiria cutânea tardia, a porfiria aguda intermitente e a protoporfiria eritropoiética

Prevenção primária
Conjunto de acções que visam evitar o surgimento de doenças nas pessoas, removendo os factores causais. Por exemplo, a vacinação

Psiquiatria
Ramo da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas de foro orgânico ou de foro funcional, tais como depressão, distúrbio bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A sua meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico

Querubismo
Doença genética hereditária rara que ocasiona anomalias faciais, devido ao crescimento ósseo anormal da face. Geralmente é diagnosticada na primeira década de vida. As alterações progridem até à puberdade, altura em que estabilizam e regridem lentamente.

TRANSMITIR PARA CONHECER
AFPS

terça-feira, 12 de outubro de 2010

143.VIDEOTECA AFPS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

CRÓNICA DIÁRIA RCB


Tema: Transporte RN Alto Risco INEM

VISITE

domingo, 10 de outubro de 2010

142.REFLEXÃO

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

Reflexão

Já alguém parou dois segundos hoje e pensou????

Duvido, a vida e o ritmo que ela nos imponhe absorve-nos, engole-nos e projecta-nos sem darmos conta de tudo o que podemos e devemos valorizar. Escolhi uma profissão que nem sempre é fácil, pois dividimos emoções, alegrias, tristezas, angustias, medos e receios. Somos muita das vezes a porta entre aberta da vida com a morte um gesto errado pode ser fatal e essa carga emocional acumula-se e cria-nos uma capa ou escudo protector (erradamente) que quem nós olha pensa na frieza da actuação que temos.

Sinto me vulgar aos olhos do mundo pois escolhi esta vida a 11 anos e olhando para trás são mais os casos em que não consegui salvar do que aqueles em que a minha presença salvou vidas, esta batalha emocional consome diariamente muito daquilo que sou pois a luta interna que travo para ser a mais-valia nem sempre se concretiza. Penso naqueles que por infelicidade, por infortúnio morrem. Não consigo abster-me desta "raiva" que se apodera de mim quando um piso molhado, uma pedra mal colocada, um espelho mal posto coloca uma vida humana fora de jogo, porque pergunto-me eu naquele momento em que faço tudo o que sei e estudo para salvar aquela vida.

Coloco-me quase sempre no papel daquela família, imagino o que seria de mim ver um familiar/amigo morrer a minha frente sem que nada pudesse ser feito e isto porque por exemplo se escorrega. Vida é dura e ingrata retira-nos os pilares de uma vida e reduz a insignificância todas as acções pensadas e prometidas para aquela pessoa que por manifesta infelicidade saiu desta vida sem brilho nem chama. Cada vez penso mais na minha vida profissional e orgulho-me de ser um digno representante dela mostrando querer e dedicação aliado a uma constante aprendizagem.

Vamos pensar nos nossos pais, amigos, familiares, idosos e dar um sorriso, apresentar um olhar brilhante e dizer um gosto de ti e certamente será bem melhor o dia de quem ouve e o nosso que dizemos com sentimento e querer.

Tive a necessidade de debitar um pouco daquilo que diariamente vivo, e aqui deixo um voto sentido para aqueles que perderam os seus entre queridos de forma "estúpida" sem razão palpável.

Terrível perder o chão sem razão.
AFPS

sábado, 9 de outubro de 2010

141.ALARGAMENTO DO PROJECTO DE RÁDIO

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

Boa noite ilustre amigo/associado ou visitante deste blog, como o trilho estava traçado desde cedo e o caminho foi percorrido sem sobressaltos nem pressas chegamos a mais uma evolução para a AFPS.

Passados três meses do inicio do projecto de rádio em parceria com a Rádio Cova da Beira perguntou-se a quem de direito (RCB e ouvintes) qual o feedback e ambos concluíram que as crónicas diárias são a mais valia para quem ouve e para quem as transmite. Gratificante serem mais de 100 crónicas emitidas e um auditório cada vez maior. Orgulho e satisfação marcam me neste momento.

Mantendo uma agradável e salutar amizade mas essencialmente um elevado respeito profissional, a jornalista Paula Charro lançou me um desafio, fazer parte do programa semanal IDADE MAIOR. A resposta não poderia ser outra senão um inequívoco sim e uma aliança cada vez mais forte entre RCB e a AFPS.
Estaremos semanalmente as sextas feiras entre as 19h e as 20h (com reposição aos domingos no mesmo horário) à conversa com outros intervenientes sobre IDOSOS.

Dia 15/10/2010 será o inicio do programa IDADE MAIOR e contamos com a vossa audição em 92.5/107.0 fm ou através da RCB online, caso pretendam podem entrar em directo através do telefone da rádio cova da beira.

INOVAR COM QUALIDADE
AFPS


BREVEMENTE IREMOS PUBLICAR UMA GRANDE NOVIDADE, MOSTRANDO QUE A AFPS ESTA COM IDEIAS E PROJECTOS CONSISTENTES PARA A REGIÃO. VAMOS CIMENTAR A NOSSA POSIÇÃO JUNTO DA POPULAÇÃO.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

140.PROJECTO ESCOLAR AE TEIXOSO/AFPS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR


PROJECTO ESCOLAR AFPS

A AFPS criadora do Projecto Escolar, através da parceria com a Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Baixa (ADIBB), dinamizou varias acções de Sensibilização sobre Bullying ao abrigo da parceria/protocolo entre a AFPS e o AE Teixoso.

Estas acções foram realizadas com o objectivo de explicitar a importância de algumas das características individuais facilitadoras da integração e sucesso na realidade escolar como a definição e prossecução de objectivos individuais, auto-confiança, auto-motivação, treino individual da criatividade, treino individual na resolução de problemas, conhecimento do "eu e dos outros" como facilitador da motivação e do espírito de equipa. Congratulamo-nos a presença de inúmeros alunos e decerto que esta acção permite aumentar a qualificação e ambiente social/escolar dos estudantes desta escola.

Objectivos Gerais:
  • Definir bullying.
  • Caracterizar o perfil dos agressores ou bullies.
  • Caracterizar o perfil das vítimas.
  • Conhecer os efeitos do bullying.
  • Reconhecer os papéis dos principais intervenientes das estratégias e soluções anti-bullying.

 Aqui fica um pequeno vídeo de uma das acções desenvolvidas



AGRADECIMENTO ESPECIAL A DR.ª PATRÍCIA
(Técnica Responsável pela apresentação)


PIONEIROS EM ELABORAÇÃO
DO PROJECTO ESCOLAR
AFPS

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

139.INFORMAÇÃO GERAL

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL


Portaria n.º 994/2010 de 29 de Setembro

O Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.(IEFP, I. P.), enquanto serviço público que tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas activas, nomeadamente, de formação profissional, tem assumido a competência de certificação e organização da bolsa nacional de formadores, em consonância com as necessidades do mercado.

Contudo, a necessidade de renovação periódica dos certificados de aptidão pedagógica dos formadores, para além de gerar constrangimentos ao nível do desenvolvimento da dinâmica da formação profissional, também não se compadece com o actual quadro jurídico da formação profissional decorrente da Resolução do Conselho de Ministros n.º 173/2007, de 7 de Novembro, designadamente do regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações, instituído pelo Decreto -Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro.

Aliás, à semelhança de outros profissionais com funções de educação e formação, as competências necessárias ao exercício da actividade de formador devem continuar a ser reconhecidas como válidas a partir do momento da respectiva certificação, nada impedindo que os formadores possam e devam continuar a desenvolver as suas competências através do exercício da actividade profissional e da formação contínua.

Assim:

Nos termos do artigo 1.º do Decreto -Lei n.º 211/2006, de 27 de Outubro, e do n.º 6 do artigo 7.º e do n.º 1 do artigo 20.º do Decreto -Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro, manda o Governo, pelo Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, o seguinte:

Artigo 1.º

Validade dos certificados de aptidão pedagógica de formador

1 — Os certificados de aptidão pedagógica de formador, emitidos ao abrigo do Decreto Regulamentar n.º 66/94, de 18 de Novembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto Regulamentar n.º 26/97, de 18 de Junho, incluindo aqueles que tenham sido renovados nos termos do disposto na Portaria n.º 1119/97, de 5 de Novembro, consideram -se emitidos sem dependência de qualquer período de validade, não carecendo de ser objecto de renovação.

2 — O disposto no número anterior aplica-se igualmente aos certificados de aptidão pedagógica de formador que se encontrem caducados à data da entrada em vigor da presente portaria.

Artigo 2.º

Vigência

O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

O Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Victorino Lemos, em 21 de Setembro de 2010.
------------------w---------------------------w------------------------w-------------------
Fonte: Diário da Republica 

Uma decisão acertada pois vai exigir maior qualidade e controle sobre as formações inicias de formadores. Assim da-se qualidade em detrimento da quantidade.
 
DAR E RECEBER
AFPS

terça-feira, 5 de outubro de 2010

138.VIDEOTECA AFPS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

CRÓNICA DIÁRIA RCB


Tema: CODU-MAR

VISITE

domingo, 3 de outubro de 2010

137.FORMAÇÃO CERTIFICADA TRAUMATOLOGIA

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

A AFPS - Associação Formar Para Salvar vem informar todos os interessados que se encontram abertas as inscrições para a Formação Certificada sobre Traumatologia a realizar dia 12/11/2010 e 13/11/2010 com a duração de 10 horas.

Esta formação será dividida em duas partes, uma teórica de 3 horas e outra pratica de 7 horas, onde iremos promover a capacidade do formando perceber e lidar com situações de trauma e assim responder a uma nova temática. Para a realização das praticas teremos a disposição o material que se utiliza na emergência pré hospitalar como por exemplo plano duro, aranha, encostos de cabeça, colete de extracção, colares cervicais, talas, manequins de reanimação (adulto, pediátrico e lactente) etc.

Informação completa:

Data: 12 e 13 de Novembro de 2010

Local: Instalações da ADIBB - Fundão

Horários:12/11/2010 - 20h as 23h - 3 horas teóricas
                13/11/2010 - 10h as 13h e 14h as 18h - 7 horas praticas

Inscrição: Via email fpsformarparasalvar@gmail.com ou via ADIBB
    (Deverá constar NOME,MORADA,BI,NIF,TELEFONE,EMAIL)

Limite de Inscrições: Dia 05/11/2010 e limitado a 20 formandos

Valor: Associados AFPS 50€
           Não Associados AFPS 60€
          (pagamento será feito até a data de dia 05/11/2010)

Regalias: Manual de Formação e Certificado Reconhecido (ADIBB/DGERT)


 
TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS
AFPS

sábado, 2 de outubro de 2010

136.VIDEOTECA AFPS

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA


Video demonstrativo sobre as formações certificadas, projectos desenvolvidos e regalias para associados AFPS


VISITE