quinta-feira, 26 de agosto de 2010

111.INFORMAÇÃO REGIONAL

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR 

Falta de médicos em análise na Assembleia Municipal da Covilhã 

"Foi aprovada por unanimidade a Moção que solicita ao Ministério da Saúde a introdução “com carácter de urgência” de medidas para ultrapassar uma situação que “assume contornos de gravidade”. É o que se lê no documento apresentado por António Rodrigues, representante da AMC no Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Cova da Beira.

Segundo os dados apresentados, dos 71 médicos previstos no quadro de pessoal, o ACES da Cova da Beira contava com 60 em Janeiro de 2009. Este ano, fruto dos pedidos de aposentação apresentados, são 54 os médicos a prestarem serviço, menos 17 do que o previsto pelo Governo. Um cenário com tendência a agravar-se tendo em conta os pedidos de aposentação para este ano. O ACES da Cova da Beira serve um total de mais de 100 mil utentes inscritos nos centros de saúde da Covilhã, Fundão e Belmonte. Em breve esta população poderá contar apenas com 45 médicos, uma preocupação que levou a AMC a aprovar por unanimidade uma Moção a enviar ao Ministério da Saúde."

Fonte: Jornal do Fundão 

Será esta uma nova vaga de desertificação para o interior? Estaremos perante um caso de "agressão" ao utente? Ficaremos cada vez mais desprotegidos? Soluções? 

Acho que o Sistema de Saúde Português tem de ser revisto e aplicado pois não é plausível a inexistência de médicos de família, ser necessário aguardar por consultas de rotina ou primeiras consultas 6,9,12 e até 16 meses, a resposta terá a breve trecho um desenvolvimento ou então poderá existir um "perigo" inequívoco para a nossa sociedade mais fragilizada.

ALERTAMOS
FPS 

3 comentários:

Anónimo disse...

É uma vergonha, qualquer dia não temos nada.

Também querem acabar com o os bombeiros para o inem ter tudo, mas como se ve nos grandes acidentes quem lá estave e esta em maioria sao os bombeiros.

INEM? é so faxada e ainda para mais tem pessoal que nem conduzir sabe. Por favor avaliem quem lá trabalha, pois nem coisas basicas sabem..............

Anónimo disse...

O INEM é que vos da dores de cabeça, bombeiritos de trazer por casa a muitos como também ha TAE's muito limitados mas para vcs bombeiros são únicos e os maiores.

Vejo tanta coisa errada que doi, formação urgente

Jorge Castro disse...

Infelizmente por estas paragens os bombeiros na sua maioria são fraquinhos, mas a culpa é de quem os aceita porque não se avalia competencias apenas querem numero.

Perder médicos é mau, perder cuidados de saúde é pessimo mas nem ter uma ambulancia com pessoal com formação minima é terrivel