quarta-feira, 19 de outubro de 2011

263.CRÓNICA DE SAÚDE - ANGINA DE PEITO

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

ANGINA DE PEITO

O Que é?

A angina, ou angina de peito, é uma dor torácica transitória ou uma sensação de pressão que se produz quando o músculo cardíaco não recebe oxigénio suficiente. As necessidades do coração em oxigénio dependem do esforço que tem de efectuar (isto é, a rapidez com que bate e a força de cada batimento). Os esforços físicos e as emoções aumentam a actividade do coração, que, por essa razão, necessita de mais oxigénio. Quando as artérias se tornam mais estreitas ou existe uma obstrução que impeça o aumento da chegada de sangue ao músculo cardíaco para satisfazer a maior necessidade de oxigénio, pode produzir-se a isquemia e, como consequência, dor.

Sintomas

Uma pessoa com uma isquemia nem sempre tem angina de peito. A isquemia sem angina de peito chama-se isquemia silenciosa ou silente. Até agora não se conseguiu compreender porque é que a isquemia é, às vezes, silenciosa.

Frequentemente, o doente sente a angina de peito como uma pressão ou dor por baixo do esterno (o osso do meio do peito). A dor também se manifesta no ombro esquerdo ou por debaixo da parte interna do braço esquerdo, nas costas, na garganta, no maxilar ou nos dentes e, algumas vezes, na parte inferior do braço direito. Muitas pessoas descrevem a sensação como mal-estar mais do que como dor.

A angina de peito aparece de forma característica durante um esforço físico, dura só alguns minutos e desaparece com o repouso. Algumas pessoas podem prevê-la, pois conhecem com que grau de esforço ela lhes aparece, mas para outras os episódios são imprevisíveis. A angina de peito é, com frequência, mais grave quando o esforço se faz depois de comer. Além disso, agrava-se, geralmente, com o frio. Caminhar contra o vento ou sair de uma casa quente para um espaço onde o ar seja frio pode provocar angina de peito. O stress emocional também pode desencadear uma angina ou fazê-la piorar. Às vezes, uma emoção forte, mesmo que se esteja em repouso, ou um pesadelo durante o sono provocam o aparecimento de angina.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE
AFPS

1 comentário:

Rosa Ribeiro disse...

Amigo André grata pela crónica, grata pela forma como chega a minha casa grata por gostar tanto de saúde.Na impossibilidade de ouvilo diáriamente este meio de comunicação torna-se bastante proveitoso, nao só pelo conteúdo mas também pela possibilidade de chegar com mais uma crónica de saúde a qualquer hora a nossas casas.tenho razões mais que suficientes para lhe dizer que como cidadã desta cidade lhe devo muito.Bem-Haja.