terça-feira, 31 de agosto de 2010

114.ENTREVISTA COM Dr.ª CATARINA AFONSO - ASSISTENTE SOCIAL

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

ENTREVISTA MENSAL

Dr.ª CATARINA AFONSO

FormarParaSalvar (FPS): Para ponto de partida nesta entrevista gostaria de saber o porque de abraçar esta área e os objectivos ou metas que se propôs desde o inicio.

Catarina Afonso (CA): A minha escolha por esta profissão, não foi como acontece com muitas pessoas, um desejo que vem desde pequenino. Simplesmente proporcionou-se. Já andava no ensino secundário quando se deu o meu interesse por esta área profissional. Feitas as contas acho que fiz a opção certa.

Trata-se de uma profissão muito bonita, que choca muito quando é identificada a realidade social e as fragilidades e carências das pessoas, mas altamente gratificante quando se constata que o bom trabalho desenvolvido por estes profissionais levou estas pessoas a uma situação de emancipação e independência.

FPS: Quais as funções que desempenha na aérea da assistência social? Quais as obrigações diárias?

CA: Isso tudo depende da instituição em que estamos inseridos, como é obvio, mas de um modo geral, o nosso papel nestas instituições (para idosos) passa por:

- entrevistar possíveis utentes, familiares ou responsáveis para a sua admissão na instituição;

- participar na definição, promoção e concretização das políticas de intervenção social a cargo dos respectivos serviços;

- identificar e analisar os problemas e necessidades de apoio social dos utentes, elaborando o respectivo diagnóstico social;

- envolver e orientar os utentes, famílias e grupos no auto-conhecimento e procura dos recursos adequados às suas necessidades;

- encorajar, apoiar ou potenciar as iniciativas do utente no que se refere à sua autonomia, independência, participação, privacidade e confidencialidade;

- fazer visitas domiciliárias aos utentes de modo a contextualizar a situação sócio-familiar dos idosos e garantir a sua satisfação relativamente aos serviços prestados, entre outros.

No entanto, o campo de actuação do Assistente Social é muito vasto e na maior parte das instituições, exercemos funções que extrapolam as exigências da nossa profissão, estou a referir-me por exemplo à Direcção Técnica.

FPS: Vivendo uma realidade dura todos os dias, qual a grande diferença ou a grande marca que notou na sua personalidade/forma de estar?

CA: É sempre dificil distinguir aquilo que são as nossas características pessoais e o que foi influênciado pela profissão.Nesta área aprendemos que nunca nos podemos basear numa só visão do problema, tentando sempre manter-nos neutros em relação à situação dos individuos, sem fazer qualquer julgamento. Daí a importância de termos uma boa capacidade de observação, capacidade de compreensão e de análise crítica.


FPS: Dentro da realidade do interior como acha que esta a prestação de apoio a idosos?

CA: Como em todas as áreas, existem bons e maus exemplos na prestação de apoio a idosos, mas em comparação a alguns anos atrás nota-se que se têm feito muitos esforços para que a situação se modifique. No entanto, ainda há muita coisa a ser feita.

FPS: Mudando um pouco o rumo das perguntas, e assim levando-a a parte do socorro e emergência médica, gostaria de saber qual a sua opinião sobre o socorro em Portugal.

CA: A verdade é que esta é uma área que nem sempre é muito bem vista pela população em geral. Todos nós conhecemos casos de emergência médica em que algo correu mal e que atribuímos como factor de culpa, na maioria das vezes, a negligência por parte dos socorristas ou então o tempo que demoraram a chegar ao local. No entanto, quando perguntamos a essas pessoas se alguém tinha algum conhecimento na área de primeiros socorros e os aplicou naquele momento até chegarem os socorristas, a resposta é óbvia.

Apesar disso, começamos a notar cada vez mais um maior interesse por parte das pessoas, sobretudo pela camada mais jovem, em aprender pelo menos as noções básicas de socorrismo.

FPS: Enquanto população pergunto-lhe será que os Bombeiros e INEM estão aptos a socorrer e ajudar os nossos idosos?

CA: Penso que sim. Que seria de muitos dos nossos idosos que se encontram em situações de isolamento e sem meios próprios para aceder aos hospitais em situações de emergência?

FPS: Parece-me enquanto observador neutro que se desvaloriza a formação e valorização profissional, o que acha desta minha visão?

CA: É sempre uma mais valia, em qualquer tipo de profissão, ter conhecimentos na área dos primeiros socorros pois quando menos se espera, esses conhecimentos podem tornar-se cruciais para ajudar a salvar um familiar, um colega, um amigo ou mesmo um desconhecido. Mas quando se lida diariamente com grupos de maior risco esses conhecimentos tornam-se essenciais. Todos concordamos com este facto mas na prática muitas vezes é um aspecto deixado para segundo plano.

FPS: Por ultimo pedia lhe uma breve opinião sobre o blog e um comentário aos leitores deste espaço.

CA: Desde que tive conhecimento deste projecto, só tenho elogios a fazer. Na nossa zona, já existia alguma oferta de formação na área dos primeiros socorros,mas nada desta envergadura e não tão abrangente. Quanto ao blog, este veio reforçar o que tem vindo a ser feito no terreno e ainda nos transmite toda uma série de informações e onde podemos esclarecer muitas das nossas dúvidas.

Aconselho todos os leitores a experimentarem fazer pelo menos uma destas formações que têm vindo a ser promovidas e depois digam-me a vossa opinião.

 
Quero agradecer a disponibilidade e amabilidade da Catarina Afonso em conceder um pouco do seu tempo e partilhar opiniões com todos nós, mostrando um pouco a realidade que vive diariamente.
 
TRABALHAR PARA ALEGRAR
FPS

domingo, 29 de agosto de 2010

113.INFORMAÇÃO NACIONAL

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

Menos de 1/5 das ambulâncias do INEM têm desfibrilhadores

"O sistema integrado de emergência médica dispõe de desfibrilhadores automáticos externos, aparelhos usados em caso de paragem cardio-respiratória, em apenas 90 das suas 500 ambulâncias, revelou o presidente do INEM à agência Lusa.

"As ambulâncias equipadas com desfibrilhador automático externo (DAE) são cerca de 90, e há muito mais ambulâncias do que isso", declarou Abílio Gomes, contando que, "se consideradas todas as que estão no sistema integrado de emergência médica, com reservas dos bombeiros incluídas, são cerca de 500".

De acordo com o responsável, "o INEM está a fazer um esforço no sentido de dotar com equipamento de DAE todas as suas ambulâncias e as dos parceiros que com ele colaboram no sistema integrado de emergência médica", tendo já lançado "um concurso para aquisição de equipamentos de DAE destinados a essas viaturas".

O facto de apenas 18% das ambulâncias ter o aparelho é visto com preocupação pela Associação Portuguesa de Medicina de Emergência (APME), para a qual o incumprimento da norma europeia 1789, de 2001 (relativa às viaturas médicas e ao seu equipamento), é só um dos problemas quando se fala de DAE.


"Os operacionais das ambulâncias também continuam a não ter cartões de operacionais de DAE como a lei exige", sublinhou Vítor Almeida, presidente da APME, comentando a publicação, há pouco mais de um ano, do decreto-lei relativo à utilização de desfibrilhadores automáticos externos por não médicos em ambiente extra-hospitalar.

"Aquilo que nós esperávamos, no ano passado, é que toda a rede de ambulâncias pré-hospitalares, incluindo a Cruz Vermelha e os Bombeiros, fosse rapidamente apetrechada e os seus profissionais formados nessa área, mas as únicas que têm desfibrilhador em grande escala são as do INEM operadas por tripulantes de ambulância de emergência médica com o curso de DAE", explicou à Lusa.

Assegurando que "os tripulantes de ambulância de socorro e os tripulantes de ambulância de transporte que efectuam o serviço em ambulâncias da Cruz Vermelha e dos Bombeiros continuam a não estar interligados com a rede de DAE", Vítor Almeida considerou "os resultados, nesta fase, extremamente decepcionantes".

Perante a situação, "aquilo que o Ministério da Saúde deve fazer é tornar a desfibrilhação automática externa obrigatória, em concordância com a lei europeia, para qualquer ambulância que efectue serviço de emergência médica pré-hospitalar", um passo que tem de ser dado "muito rapidamente".

Na opinião do responsável, o diploma n. 188/2009, de 12 de Agosto, relativo à colocação de desfibrilhadores em espaços públicos, justifica-se, mas há outros aspectos a tratar antes de se insistir na sua aplicação.

"Se a própria rede de emergência pré-hospitalar continua a não responder àquilo que são exigências internacionais, como é que podemos criticar as empresas privadas e os espaços públicos por não terem DAE? Não podemos criticar. Os primeiros a falhar são os próprios intervenientes no socorro", afirmou."

Fonte: Diário Digital/Lusa

NOTA DO FPS: Noticia plena de oportunismo e com carácter importante, mas agora pergunto eu, SERÁ QUE TODOS OS INTERVENIENTES DO SIEM SABEM REALIZAR SBV CORRECTAMENTE?

O programa de DAE é vital para todos mas devia-se investir no 2 elo da cadeia de sobrevivencia pois esta muito mal consolidado, em cada 10 pessoas apenas 3 sabem realizar suporte básico de vida.

INFORMAR PARA FORMAR
FPS

sábado, 28 de agosto de 2010

112.VIDEOTECA FPS

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

CRÓNICA DIÁRIA RCB


Tema: Doenças CardioVasculares (Vol.4)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

111.INFORMAÇÃO REGIONAL

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR 

Falta de médicos em análise na Assembleia Municipal da Covilhã 

"Foi aprovada por unanimidade a Moção que solicita ao Ministério da Saúde a introdução “com carácter de urgência” de medidas para ultrapassar uma situação que “assume contornos de gravidade”. É o que se lê no documento apresentado por António Rodrigues, representante da AMC no Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Cova da Beira.

Segundo os dados apresentados, dos 71 médicos previstos no quadro de pessoal, o ACES da Cova da Beira contava com 60 em Janeiro de 2009. Este ano, fruto dos pedidos de aposentação apresentados, são 54 os médicos a prestarem serviço, menos 17 do que o previsto pelo Governo. Um cenário com tendência a agravar-se tendo em conta os pedidos de aposentação para este ano. O ACES da Cova da Beira serve um total de mais de 100 mil utentes inscritos nos centros de saúde da Covilhã, Fundão e Belmonte. Em breve esta população poderá contar apenas com 45 médicos, uma preocupação que levou a AMC a aprovar por unanimidade uma Moção a enviar ao Ministério da Saúde."

Fonte: Jornal do Fundão 

Será esta uma nova vaga de desertificação para o interior? Estaremos perante um caso de "agressão" ao utente? Ficaremos cada vez mais desprotegidos? Soluções? 

Acho que o Sistema de Saúde Português tem de ser revisto e aplicado pois não é plausível a inexistência de médicos de família, ser necessário aguardar por consultas de rotina ou primeiras consultas 6,9,12 e até 16 meses, a resposta terá a breve trecho um desenvolvimento ou então poderá existir um "perigo" inequívoco para a nossa sociedade mais fragilizada.

ALERTAMOS
FPS 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

110.CRÓNICAS DE SAÚDE (Vol.14)

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

ALERGIAS

As Alergias resultam da reactividade do organismo determinada pela introdução de um antigénio, contra o qual o organismo foi anteriormente sensibilizado (alergénio). O fenómeno biológico em que se baseia a alergia é a hipersensibilidade adquirida, mediante um primeiro contacto com o alergénio; quando o organismo entra de novo em contacto com a mesma substância ocorrem manifestações patológicas. Entre os alergénios que em patologia humana causam mais frequentemente alergias, recordemos as substâncias vegetais (pólen das flores, farinhas de cereais, pó dos tecidos), os produtos epidérmicos (descamação proveniente de animais domésticos, pêlo de animais) desencadeantes de rinites ou de asma, e as substâncias alimentares (em especial o peixe, carne de porco, ovos, leite, fruta – morangos e pêssegos, por exemplo – e hortaliças, como os espinafres), que provocam, em regra, manifestações cutâneas (urticárias e eczemas) e gastrintestinais).

Outro grupo de alergénios tem origem bacteriana ou parasitária; é o caso da hipersensibilidade adquirida no decurso de doenças infecciosas, tais como a tuberculose, a febre-de-malta, os quistos de equinococos e as helmintíases, demonstradas pelas manifestações alérgicas que se desencadeiam quando o organismo entra em contacto com substâncias provenientes de tais agentes.

A alergia é, portanto, uma situação que se cria quando no organismo entram em contacto um antigénio e um anti-corpo por ele formado em contactos anteriores. O antigénio, embora com excepções, é habitualmente uma substância proteica estranha ao organismo em questão. Como se sabe, as substâncias proteicas são o elemento constituinte fundamental de todos os órgãos e tecidos do organismo. As afecções alérgicas mais importantes são a asma brônquica a rinite vaso motora (constipação-do-feno), alguns síndromas gastrointestinais e muitas dermatoses como a urticária, o eczema e outras doenças.


Quando os anti-corpos se encontram livres no sangue, o contacto antigénio-anticorpo provoca manifestações alérgicas generalizadas (principalmente urticária); quando estão ligados a um órgão, há manifestações de alergia de órgãos ou de tecidos (a asma brônquica é o exemplo mais típico); em alguns casos, não desencadeiam manifestações relacionadas com um sistema de tecidos (como a urticária), mas antes pelo contrário, manifestações generalizadas sobretudo no sistema vascular: é o caso da anafilaxia, ou choque anafilático, caracterizada por choque ou colapso circulatório (queda da pressão arterial, palidez, dispneia, pulso acelerado, suores frios, etc...) que pode levar à morte.

No que respeita aos mecanismos íntimos, admite-se hoje que todos os fenómenos alérgicos estão relacionados com a libertação de histamina, a qual, entre outros efeitos, provoca vasodilatação e filtração da porção líquida do sangue (o plasma), para os tecidos, através da parede dos capilares. Estes fenómenos que se manifestam localmente no caso da urticária, originando a clássica pápula, verificam-se a nível geral na anafilaxia, provocando uma vasodilatação geral e, portanto, o choque.


O tratamento consiste no afastamento do alergénio sempre que este tenha sido identificado (para isso servem as substâncias alergodiagnósticas, preparações que contêm os os vários alergénios para individualizar, através da reacção cutânea por eles provocada, o alergénio que provocou a sensibilização), na dessensibilização específica com injecções de doses crescentes de alergénio, na dessensibilização inespecífica, ministração de sais de cálcio e de magnésio e no uso de anti-histamínicos (adrenalina ou os seus derivados).



ALERTA E INFORMAR
FPS

terça-feira, 24 de agosto de 2010

109.FOTO REPORTAGEM BV ALCOBAÇA

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

FOTO REPORTAGEM

BV ALCOBAÇA


BV Alcobaça - 20/08/2010

VISITE O NOSSO CANAL DE VÍDEOS


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

108.REPORTAGEM BOMBEIROS ALCOBAÇA

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

REPORTAGEM

BV ALCOBAÇA

Boa noite ilustres amigos/visitantes depois de dois dias de "recobro" por forma a revitalizar forças regressamos com uma foto reportagem sobre os BV de Alcobaça, como falamos desde o inicio iríamos mostrar dentro das possibilidades FPS varias realidades nacionais e internacionais. Hoje mostramos um pouco da historia desta associação e no decorrer desta semana publicaremos no youtube, facebook e blog o vídeo sobre a nossa foto reportagem.

BREVE HISTORIA

Remonta, com efeito, a 1 de Maio de 1888 a Fundação da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.

Bernardo Villa Nova, em "Figuras e factos de Alcobaça e sua Região", aponta essa data e refere. A fls. 1960 do Vol. 11, Manuel Vieira Natividade, nascido em 1860 e falecido em 1918, dizendo:

- "Foi em 1888 um dos fundadores da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, tendo sido o primeiro Comandante desses Bombeiros. Vi-o na minha infância envergando a sua farda e capacete de bombeiro e de apito em acção dirigir vários exercícios públicos dos seus comandos".

Diz-se, mas sem que se possa provar documentalmente tal asserção, que a primeira sede dos Bombeiros terá sido na Rua Frei António Brandão, a cerca de 50 metros do actual quartel.

Do que foram os primeiros tempos, certamente difíceis, quase nada se sabe.

É possível, porém, socorrendo-nos do Boletim da Liga dos Bombeiros Portugueses e de outros documentos, assinalar aqui alguns factos.



ESTATÍSTICAS

Carregue para ampliar

FROTA

Carregue para ampliar

No decorrer desta semana publicaremos um vídeo demonstrativo dos
veiculos e instalações dos BV Alcobaça no:



MOSTRAMOS REALIDADES
FPS

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

107.MANUTENÇÃO

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA
Caros amigos/visitantes chegou a hora de uma breve pausa para recarregar forças e temperar ímpetos, pois o futuro promete ainda mais lutas e trabalho. Estamos numa fase ascendente, onde o progresso tem e terá sempre de estar associado a qualidade, pois só assim iremos manter este projecto viável e consistente.

Até aqui trilhamos caminhos, quebramos barreiras, erguemos projectos e procuramos o nosso espaço. Neste momento invade-me um sentimento de orgulho mesclado com uma dose de irreverência e persistência, que me faz continuar com uma inequívoca vontade em levar este projecto FPS em frente.

Importante parar e voltar a difundir tudo aquilo que já conseguimos em prol do Formar Para Salvar:
Iniciamos esta caminhada dia 04/06/2010

Desenvolvidos:
  • Projecto Escolar - Agrupamentos de Escolas do Teixoso e Tortosendo
  • Crónica Diária na Rádio Cova da Beira - Crónica FPS em 92.5 fm
  • Acções Formação certificadas em Primeiros Socorros
  • Blog informativo sobre tudo o que desenvolvemos 
  • Pagina na rede social Facebook
  • Canal de Vídeos próprio no YouTube
  • Visitas nacionais e internacionais com foto reportagens
  • Apoio a seniores - Academia Sénior do Fundão 
  • Acções de Sensibilização gratuitas sobre Suporte Básico de Vida
Confirmados/Em fase de conclusão:
  • Associação Formar Para Salvar - hoje iniciou-se o processo de criação com o notário
  • Espaço próprio para instalar a Associação FPS
  • Protocolo com Câmara Municipal do Fundão
  • Protocolo com a Junta de Freguesia do Fundão 
  • Protocolo com a ADIBB
  • Parceiro da Rede Social  
Projectados/A desenvolver:
  • Projecto de apoio a Idosos
  • Criação de gabinete voluntários para apoio a população
  • Parcerias com empresas do concelho e nacionais (em fase avançada)


REGRESSAMOS COM MAIS INFORMAÇÃO DIA 23/08/2010 

BEM HAJAM  POR DAREM FORÇA 
A ESTE PROJECTO
FPS

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

106.REFLEXÃO

Partilhar

FORMAR PARA SALVAR

PARE E INTERIORIZE ESTA MENSAGEM


VALORIZAR QUANDO AINDA É POSSÍVEL
FPS

105.GLOSSÁRIO CLÍNICO

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

TRANSMITE


Isquemia
Falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico

Joelho valgo
Deformação que consiste na projeção dos joelhos para dentro da linha média do corpo, causada, geralmente, pelo aumento da musculatura lateral da coxa e/ou diminuição da musculatura medial da coxa.

Kwashiorkor
Doença, mais comum nos países subdesenvolvidos, que ocorre aquando de um desmame (do peito materno) precoce. A deficiência proteica é considerada a causa do Kwashiorkor. Os seus principais sintomas são a distensão do abdómen, a descoloração do cabelo (passando para tons de vermelho) e a despigmentação da pele

Laringe
Órgão fibromuscular, situado entre a traqueia e a base da língua

Lipoproteína
Proteína cuja molécula está associada a lípidos. As lipoproteínas são a forma de transporte dos lípidos na circulação sanguínea

Medicina Desportiva
Especialidade médica que se destina a avaliar e melhorar a aptidão física e a tratar e prevenir os problemas relacionados com a prática desportiva

Medicina do Trabalho
Especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador está exposto

Medicina Geral e Familiar
Especialidade médica na qual o médico (de família) assume a responsabilidade permanente da prestação de cuidados médicos globais aos pacientes de uma determinada comunidade

Medicina Interna
Especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dos órgãos e sistemas

Medicina Legal
Especialidade médica e jurídica que se baseia em conhecimentos técnico-científicos da Medicina para o esclarecimento de factos relacionados com a Justiça

Medicina Nuclear
Especialidade médica ligada à Imagiologia que se ocupa das técnicas de imagem, diagnóstico e terapêutica, utilizando nuclídeos radioactivos

Medicina tropical
Especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças tropicais

Metástase
Formação de uma nova lesão tumoral a partir da primeira, mas sem continuidade entre as duas. Isso implica que as células neoplásicas que se desprendem do tumor primário, caminham através do interstício, ganham uma via de disseminação, são levadas para um local distante e lá formam uma nova colónia neoplásica. Em cada um desses passos, as células malignas têm de superar os sistemas de controlo do organismo que mantêm as células nos seus sítios primitivos. As metástases só se formam em tumores malignos; contudo, nem todos os cancros originam metástases. As metástases são, com certeza, o selo definitivo de malignidade (por definição, neoplasias benignas não originam metástase) e um sinal de mau prognóstico. Quando surgem metástases, quase sempre o tumor é incurável. Em muitos pacientes, a primeira manifestação clínica de um cancro está relacionada com as suas metástases

Mialgia
Dores musculares em qualquer parte do corpo

Miopia
Erro de refração da luz no olho, o que acarreta uma focalização da imagem antes de chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objectos próximos com nitidez, mas os objectos distantes são visualizados como se estivessem desfocados

Mitocôndria
Pequenas estruturas filiformes no interior do citoplasma das células, são a sede de produção de ATP, a molécula de energia

Mucosa
Tecido epitelial que reveste internamente as cavidades do corpo que têm contacto com o meio externo

INFORMAR PARA VALORIZAR
FPS

terça-feira, 17 de agosto de 2010

104.SERÁ POSSIVEL

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

O Formar Para Salvar  acompanha constantemente a evolução dos fogos florestais, esse flagelo que este ano tem destruído e afectado a população portuguesa. Diariamente pesquisamos na pagina oficial da Protecção Civil a evolução dos grandes fogos. Hoje numa dessas nossas incursões pela pagina da Autoridade Nacional de Protecção Civil, reparo em algo que me parece engano ou surreal, das duas uma pois assim vai arder cada vez mais PORTUGAL. 

Vejamos as 13h19 de dia 17/08/2010:

(carregue na imagem para ampliar)
 
O 1 Fogo: Será possível uma situação destas que lavra desde 12/08 as 19h05 apenas ter 6 GNR e 11 Sapadores Florestais? Ainda para mais com duas frentes activas.

O 2 Fogo: Será possível uma situação destas que lavra desde 13/08 as 08h46 apenas ter 9 Bombeiros e 19 Sapadores Florestais? Com uma frente activa. 

Apresento este post para reflexão e não para criticar ou criar atritos, acho que como pessoas adultas e integrados nesta sociedade precisamos de pensar naquilo que nos apresentam. 


SENDO VERDADE ESTES DADOS APRESENTADOS, ALGO VAI MAL NO REINO DA PROTECÇÃO CIVIL 

103.VIDEOTECA FPS

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

CRÓNICA DIÁRIA RCB


Tema: Doenças CardioVasculares (Vol.3)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

102.VALE A PENA PENSAR NISTO

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

Neste mundo de excessos em que vivemos pouco pensamos naquilo que nos pode custar os nossos gestos. Ponderação por vez é nula, agilização de processos rara e prevenção inexistente e assim surgem situações limite que levam a perdas irreparáveis.

Álcool, drogas e cansaço são misturas explosivas que encaminham os cidadãos a acidentes e a destruição de famílias, recebi um email de uma pessoa amiga com este vídeo e achei-o simplesmente fantástico, a carga emocional que transmite aliada a sensibilização que quer passar, faz deste vídeo único.

Este vídeo pode ferir susceptibilidades.   

Fonte: TAC Campaing via YouTube

domingo, 15 de agosto de 2010

101.RESULTADO DA SONDAGEM

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

SONDAGEM

O FPS realizou durante 20 dias uma sondagem neste espaço onde inquiria os visitantes se já tinham frequentado formações FPS e assim aferir a qualidade das mesmas. Obteve-se uma contagem de 33 votos onde claramente se mostra que o caminho percorrido até aqui é o correcto e injectando em nos mais responsabilidade para o futuro.


Já frequentou formações FPS?
  • Sim, gostei imenso. Quero Repetir -- 69% 
  • Sim, foi agradável ------------------- 15%
  • Não, mas vou inscrever-me ---------   9%
  • Não, nem pensar --------------------  6%

Desde o inicio deste blog (04/06/2010), constituição do projecto FPS e consequente associação sem fins lucrativos até hoje (15/08/2010) realizamos três formações certificadas (Trauma, SBV Pediátrico e Sinais Vitais) onde estiveram presentes cerca de 70 formandos. Atingimos cada vez mais pessoas e mudamos mentalidades em relação ao socorro, tornando um simples cidadão num veiculo de conhecimento e ajuda ao próximo.
Não vamos parar, queremos continuar a transmitir, ensinar e sensibilizar todos aqueles que tem vontade de ir mais além e de serem sabedores de tudo o que envolve os primeiros socorros. Sinceramente fico grato por tudo o que estou e espero continuar a colher, pois, plantar e cultivar é o meu lema.
Sou cada vez mais consistente e empreendedor numa sociedade restrita a pensamentos, formas de agir e interagir perante a diferença e a evolução. 

SOMOS FUTURO
FPS

sábado, 14 de agosto de 2010

100.FORMAÇÃO SINAIS VITAIS

Partilhar

FORMAR PARA SALVAR

FORMAÇÃO

SINAIS VITAIS
13 e 14 Agosto 2010

Boa tarde ilustres amigos/visitantes venho mais uma vez agradecer a todos os formandos que estiveram em mais uma acção de formação de primeiros socorros promovida pelo FPS neste caso Sinais Vitais.

Acção de 3 horas em que se abordou uma parte teórica e outra prática a temática dos Sinais Vitais, desenvolveu-se competências que iram certamente ajudar e capacitar todos aqueles que tiveram presentes. Parece simples e fácil mas todos repararam que é necessário agir de forma célere mas correcta e assim se passaram quase 4 horas onde o convívio e interacção foram fantásticas e projectam cada vez mais o FPS.

Apresento-vos em seguida o vídeo realizado sobre esta acção FPS.




Visite
www.youtube.com/user/formarparasalvar

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

99.FORMAÇÃO SINAIS VITAIS

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

FORMAÇÃO
SINAIS VITAIS


O Formar Para Salvar em parceria com a ADIBB vai durante a noite de hoje (13/08/2010) e a manhã de amanhã (14/08/2010) desenvolver a terceira formação de primeiros socorros em menos de dois meses.

Mantendo a nossa politica de transmissão de conhecimentos a baixo custo decidimos promover uma formação não muito usual, Sinais Vitais, porque antes de mais é necessário perceber os valores que nos regulam e nos permitem manter em homeostase* no dia-a-dia. Assim iremos promover o conhecimento teórico de Ventilação, Pulso, Tensão Arterial, Pele, Pupilas, Glicemia, Saturação e Temperatura. Na prática todos os formandos serão "obrigados" a utilizar o equipamento (maquina de glicemia, esfignomanometro, termómetro, oximetro, lanterna pupilar, etc) e a efectuar uma correcta avaliação do possível doente.  

Esta formação esta reconhecida/certificada pela ADIBB e pela DGERT sendo uma mais valia pessoal e curricular para todos aqueles que se inscreveram. Agradeço desde já a todos os que fazem deste projecto uma mais valia para a sociedade.

Por de trás desta formação existe uma grande causa, ou seja, a ADIBB (grande parceira do FPS) vai doar uma parte da verba angariada com as inscrições e ajudar-nos a registar a nossa associação Formar Para Salvar (custos um pouco elevados) e assim este mês seremos uma verdadeira Associação criada para todos vocês.

A alegria de ver a breve trecho esta situação resolvida faz de mim uma pessoa ainda mais feliz, pois concretizo mais um objectivo o de dar uma imagem mais credível a este projecto.

Um grande OBRIGADO a ADIBB por tudo o que nos tem ajudado/apoiado porque só assim é possível seguir em frente.  

* Homeostase é a propriedade de um sistema aberto, seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por mecanismos de regulação interrelacionados.



SOMOS CADA VEZ MAIS UMA FORÇA VIVA
FPS

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

98.VIDEOTECA FPS

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA


É urgente perceber que os meios de socorro podem estar fora dos locais normais de usual permanência, pois as activações são feitas via rádio ou telefone.
Estejam onde estiverem, estão para servir.

CONHECER PARA RECONHECER
FPS

97.FOTO REPORTAGEM FPS

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

FOTO REPORTAGEM

FOGO FLORESTAL

ORJAIS 11/08/2010


Tanto se tem falado de fogos e mais fogos a norte de Portugal, hoje lá calhou infelizmente aos bombeiros do distrito de Castelo Branco. Durante o dia houve a mesma hora um fogo de grandes porpoções na zona da Capinha concelho do Fundão e outro inicial em Sarzedo evoluindo para Orjais concelho da Covilhã.

Não havia meios humanos e técnicos suficientes para rapidamente acudir a duas situações de importância extrema, sendo dividido os meios pelos dois Teatros de Operações. Num total de quase 200 homens (valores aproximados) lá se trabalhou com dedicação na ajuda as populações.  

Estivemos presentes em Orjais e aqui deixamos as fotos possíveis do fogo florestal.

EXCLUSIVO FPS








NOTA: A hora desta publicação havia um fogo activo desde as 21h37 em Maçainhas concelho de Belmonte com uma frente activa, mobilizando 60 Bombeiros e 15 Veículos.

SEMPRE ALERTA
FPS

terça-feira, 10 de agosto de 2010

96.ATÉ QUANDO

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR



SEM PALAVRAS PARA TAMANHA TRISTEZA E AMARGURA QUE É PERDER UMA VIDA HUMANA NUM COMBATE A UMA PORÇÃO DE TERRENO.

ESTA NOBRE GENTE MORRE PARA DEFENDER O QUE NÃO É DEFENSÁVEL NEM  JUSTIFICÁVEL.
DESTE PEDAÇO DE TERRA ENVIO A TODOS AQUELES QUE CHORAM MAIS UMA MORTE AQUELE ABRAÇO DE QUEM DÁ TUDO EM PROL DA VIDA HUMANA.

FPS

95.INFORMAÇÃO NACIONAL

Partilhar

Socorro em risco por falta de operadores

INEM

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Norte está em risco de colapsar. As 1300 chamadas que o INEM recebe por dia naquele posto estão a ser atendidas por menos técnicos do que o necessário e por jovens inexperientes, pondo em causa o socorro.
A escala de operadores para o mês de Agosto tem “buracos” e muitos turnos estão assegurados por técnicos acabados de formar, sem a experiência necessária para fazerem uma triagem rápida e detectarem uma chamada falsa. Resultado: acumulam-se as chamadas em espera e atrasa-se o accionamento de meios para situações de emergência.

Aliás, nos últimos dias, já têm ocorrido situações de atraso no socorro e confusão na passagem de informação aos bombeiros. 
A denúncia parte do Sindicato Nacional dos Profissionais da Emergência Médica (SINAPEM), que classifica a situação de “insustentável”. A direcção nacional do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desvaloriza, alegando que os novos técnicos tiveram a formação adequada, que o número de postos de atendimento no CODU doPorto aumentou e que as chamadas diminuíram no primeiro semestre (menos 55 mil) para uma média de 1367  por dia, em comparação com o período homólogo de 2009.   


“Em cada turno, há quatro ou cinco operadores novos a atenderem as chamadas. Eles demoram cinco a seis minutos a fazer uma triagem em vez de um a dois minutos, por terem falta de experiência. Como são muitos em cada turno, atrasa tudo”, denuncia Cristina Cameira, presidente do SINAPEM e operadora responsável no CODU do Norte (Porto), onde trabalha há quase 20 anos.
A escala de operadores deste mês, a que o JN teve acesso, deixa perceber  que amanhã, terça-feira, por exemplo, será um dia difícil: o turno da manhã está assegurado por 13 operadores (deviam ser 15), dos quais seis são recém formados. O turno da tarde conta com 11 operadores (deviam ser 15), dos quais cinco são inexperientes. O turno da noite tem oito operadores (deviam ser nove), dois dos quais acabados de formar.
O cenário repete-se nos dias seguintes e há turnos que estão a roçar os mínimos previstos para dias de greve. “Com a agravante do mês de Agosto ser especialmente complicado devido ao acréscimo de emigrantes”, nota a presidente do sindicato.

Ontem, segunda-feira, para fazer face aos "buracos" da escala foi pedido a alguns técnicos das ambulâncias do INEM para irem para o CODU  atender chamadas, revelou Cristina Cameira,  que coloca o epicentro do problema numa "guerra entre a direcção do Norte e a direcção nacional do INEM".
Desde Julho de 2009 que os "buracos" nas escalas têm sido tapados com horas extraordinárias dos profissionais da casa. Porém, nos últimos meses, aquelas horas a mais não foram processadas e pagas, assegurou a operadora.


Além disso, este mês, os técnicos do CODU não foram questionados "a tempo" sobre a disponibilidade para cumprir as horas em falta, pelo que a escala continua por preencher, explica Cristina Cameira.
Com a saída dos enfermeiros dos CODU de todo o país, a escala ficou ainda mais reduzida. No Porto trabalhava um enfermeiro e a vaga não foi preenchida. O INEM explica que o médico regulador passou a assegurar essas funções.

A direcção nacional do INEM acrescenta que já reuniu duas vezes com o sindicato no último mês  e que "as questões apresentadas receberam a melhor atenção".  E acrescenta que no que "se verificar como sendo uma necessidade de condições de trabalho (em geral), será atendido".

Fonte: Jornal Noticias 

Nota do editor: 
Será que o futuro reserva novidades? Será que os socorristas não tem de ver melhoradas e modificadas as competências por forma a serem a mais valia? Trabalhar para cumprir horarios não é a solução, existe falta de meios humanos SIM.
A resposta na emergência tem de ser ampliada e melhorada urgentemente.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

94.CRÓNICAS DE SAÚDE (Vol.13)

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

TRANSMITE

DOENÇA RARA
Listeriose


O que é a listeriose?

A listeriose é uma doença rara, mas muito grave, causada, usualmente, pelo consumo de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes. A incidência da listeriose tem aumentado nos últimos anos, assim como a população de risco para esta infecção.

Quais são os sintomas da listeriose?

Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe com febre persistente, podendo ser acompanhados por sintomas gastrointestinais, como náuseas, vómitos e diarreias, e aparecerem, em média, três semanas após o consumo do alimento contaminado. Se a infecção passar para o Sistema Nervoso, podem ocorrer sintomas como dores de cabeça, rigidez no pescoço (torcicolo), confusão mental, perda de equilíbrio e convulsões.

Nas grávidas, a infecção ocorre geralmente no terceiro trimestre de gestação e os sintomas confundem-se com os de uma síndroma gripal - febre, arrepios, dores musculares, dores de cabeça, diarreia, entre outros. Na maioria dos casos uma grávida com listeriose não tem manifestações da infecção. Pode, no entanto, transmitir a infecção ao bebé.

Como é transmitida a listeriose?

A listeriose é transmitida essencialmente através do consumo de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes, por contaminação do recém-nascido durante o parto, por infecção cruzada no ambiente hospitalar e pelo contacto com animais.

A maioria das listerioses adquiridas por contacto com animais infectados manifesta-se sob a forma de infecções de pele e atinge principalmente veterinários e criadores de animais.


Como sei se tenho listeriose?

O diagnóstico é feito a partir da sintomatologia (referida na primeira questão) e de exames laboratoriais de sangue, liquor, liquido amniótico, mecônio e lavado gástrico, com o objectivo de detectar a presença do microrganismo. Este também pode ser isolado em amostras de alimentos por técnicas laboratoriais apropriadas.

Como é tratada a listeriose?

A listeriose pode ser tratada com antibióticos. Quando a infecção ocorre durante a gravidez, este tipo de tratamento, frequentemente, impede o desenvolvimento da doença no feto ou no recém-nascido. Recém-nascidos com listeriose podem ser tratados com os mesmos antibióticos que os adultos; no entanto, o tratamento só é administrado quando se tem a certeza do diagnóstico. O mesmo sucede com os restantes grupos de risco: doentes e idosos.

A listeriose é tratada com penicilina ou ampicilina, juntas ou isoladas, com aminoglicosídeos. Recomenda-se a pacientes alérgicos à penicilina o uso de Trimetoprim/Sulfametoxazol.

ALERTA IMPORTANTE
FPS

domingo, 8 de agosto de 2010

93.VIDEOTECA FPS

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

VÍDEO PROMOCIONAL


A equipa FPS possui elementos de todas as áreas da protecção civil, estando ao dispor de todos  durante todo o ano e para todo o tipo de ajuda.

EXISTIMOS PARA AJUDAR
FPS

sábado, 7 de agosto de 2010

92.GLOSSÁRIO CLÍNICO

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA


Glicemia
Concentração de glucose no sangue

Glucose
Açúcar simples que circula na corrente sanguínea e funciona como fonte de energia do metabolismo celular. Formado principalmente pela digestão de hidratos de carbono

Helicobacter pylori
Bactéria que infecta o revestimento mucoso do estômago humano. Muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e de cancro do estômago são causados pela infecção pela H. pylori, apesar da maioria dos humanos infectados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de complicação relacionada com a bactéria

Hematologia clínica
Ramo da medicina que estuda o sangue. A Hematologia estuda, particularmente, os elementos constituintes do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos. Por outro lado, além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoíéticos, estuda também as doenças com eles relacionadas (hemopatias)

Heme
Composto químico que transporta o oxigénio e dá a cor vermelha ao sangue. As maiores quantidades de heme sintetizam-se na medula óssea, para produzir a hemoglobina

Hemoglobina
Proteína que contém ferro e transporta oxigénio através dos glóbulos vermelhos pelo organismo

Hiperglicemia
Excesso de glucose no sangue

Hipotálamo
A parte do cérebro que controla o sistema nervoso autónomo e regula o sono, o apetite, a temperatura corporal e outros estados biológicos

Hormona
Substância química específica segregada pelo sistema endócrino, produzida num órgão ou em determinadas células do mesmo e libertada e transportada directamente pelo sangue ou por outros fluidos corporais. A sua função é exercer uma acção reguladora (indutora ou inibidora) noutros órgãos ou regiões do corpo. Em geral trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo

Imagiologia
Uso de equipamentos tecnológicos na área médica para fins de diagnosticar e tratar algumas doenças. Por exemplo, Tomografia Computarizada (TAC), Ressonância Magnética (RM), RM Funcional (RMF) e Tomografia com Emissão de Positrões (TEP)

Imunologia
Estuda o sistema imunitário. Lida, entre outras coisas, com o funcionamento fisiológico do sistema imunitário de um indivíduo no estado são ou não, mau funcionamento do sistema imunitário em casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes, hipersensitividade, deficiência imune, rejeição pós enxerto); características físicas, químicas e fisiológicas dos componentes do sistema imune in vitro, in situ e in vivo

Incontinência
Perda involuntária de urina

Insulina
Hormona responsável pela redução da glicemia, ao promover o transporte de glucose para as células. Também é essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios


VISITEM TAMBÉM
 
FPS

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

91.VIDEOTECA FPS

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

CRÓNICA DIÁRIA RCB


Tema: Doenças Cardio Vasculares (Vol.2)


VISTE
FPS

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

90.DIVULGAÇÃO DE ACÇÃO

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO
DE
SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Boa tarde ilustres visitantes/amigos, estamos numa altura de pouca actividade, pois o sol e as piscinas/praias são mais chamativas que qualquer outra oferta. Mesmo assim o Formar Para Salvar mantém uma oferta formativa para quem quer manter ou aprender os conhecimentos fundamentais em primeiros socorros, assim temos desenvolvido várias formações certificadas pela DGERT. 

Assim sendo comunicamos que iríamos de tempos em tempos promover acções gratuitas para toda a população sobre várias temáticas, e assim, vimos hoje informar/promover a acção de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida (SBV) a desenrolar na cidade do Fundão durante o mês de Setembro.

Estão abertas as inscrições (gratuitas) via email fpsformarparasalvar@gmail.com.
As inscrições serão limitadas, e haverá no máximo 2 turmas, assim sendo, marque já a sua presença.


Visite-nos em:



PROMETEMOS CUMPRIMOS
FPS   

terça-feira, 3 de agosto de 2010

89.VIDEOTECA FPS

Partilhar
FORMAR PARA SALVAR

FOTO
REPORTAGEM

HUELVA - ESPANHA


VISITE-NOS

Veja as nossas inúmeras apresentações em vídeo
FPS