segunda-feira, 6 de junho de 2011

232.I EDIÇÃO FORMAÇÃO TAT

Partilhar
AFPS

ASSOCIAÇÃO
FORMAR PARA SALVAR

INFORMA

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A FORMAÇÃO TAT

TRIPULANTES AMBULÂNCIA DE TRANSPORTE
ACREDITADA PELO INEM

Objectivo geral
Dotar os formandos com as competências necessárias no âmbito da avaliação da vítima, realização de manobras de suporte básico de vida, imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma.

Destinatários
Tripulantes de Ambulância de Transporte, população em geral e todos os que, pela sua actividade profissional, necessitem de adquirir competência técnica nesta área.

Local de realização
Nas instalações da AFPS, Fundão.
INICIO dia 13 de Julho - 9 noites combinadas com os formandos.

Duração
Inscrições abertas até dia 08 de Julho
Trinta e cinco (35) horas em regime presencial, em regime pós laboral
INFORMAÇÕES VIA 96.838.20.30 ou fpsformarparasalvar@gmail.com


Conteúdo programático

• Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM);
• Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano;
• Exame da vítima (Primário e Secundário) e Oxigenoterapia;
• Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico;
• Hemorragias e Hipovolémia;
• Principais Conceitos de Traumatologia;
• Técnicas de Imobilização de Vítimas de Trauma;
• Apresentação do Kit Obstétrico;
• O Tripulante e Ambulância;
• Avaliação Teórica e Prática

Avaliação
A formação é composta por duas componentes, teórica e prática:

A avaliação teórica consta de um teste de escolha múltipla, tendo a nota final que ser igual ou superior a 15 valores.

A avaliação prática é composta por três provas:
• Suporte Básico de Vida Adulto, cuja nota tem que ser igual ou superior a 15 valores;
• Suporte Básico de Vida Pediátrico, cuja nota tem de ser igual o superior a 15 valores;
• Técnicas de Trauma, cuja nota tem de ser igual o superior a 10 valores.

Métodos pedagógicos

Método expositivo: Focado na transmissão oral dos conteúdos, com recurso a material audiovisual.

Método activo: Focado na explicação, demonstração e prática de exercícios, com recurso a Manequim de Suporte Básico de Vida adulto; Manequim de Suporte Básico de Vida pediátrico; Máscaras de uso individual para SBV; Kit de oxigenoterapia; Insuflador manual adulto/pediátrico; Talas de madeira; Ligaduras; Aparelhos de avaliação da pressão arterial; Aparelhos de avaliação da glicemia; Mala de primeiros socorros; Kit parto; Maca de vácuo; Maca scoop; Maca de transferência; Plano Duro + imobilizadores + aranha; Colete de imobilização e extracção; Colares cervicais; Aspirador de secreções.

Validade da Formação
A formação é válida por 3 anos. A sua revalidação é efectuada pela realização, com aproveitamento da recertificação que deverá ser realizada antes de terminar o prazo limite da sua validade.

A disponibilizar pela AFPS
• Manual de curso (suporte digital);
• Pocket Mask;
• Certificado de Formação Profissional reconhecido pelo INEM para o formando (quando concluído o curso, com aproveitamento);
• Cartão de Identificação do INEM (quando concluído o curso, com aproveitamento).

Propina

• 120€ Associados AFPS
• 140€ Não sócios
(Pode ser efectuado 50% na inscrição e 50% no final da formação)

6 comentários:

davide costa disse...

Acho que há um erro na noticia. Já não existe o curso de Tripulante de Ambulancis de Transporte (TAT) neste momento é o curso de Técnicas de Socorrismo (TS). O TAT tinha 35 horas o TS tem 50 horas.

Administrador AFPS disse...

Bom dia ilustre Davide Costa, vimos informar que não existe erro nesta notícia, o erro é da ENB que andou a promover o TS para obter financiamento do QREN dizendo aos CB que o TAT tinha terminado, mas puro engano se consultar o site do INEM pode verificar que a acreditação é para TAT 35h e não TS 50h. Quem regula toda a área da emergência bem como formação em emergência é o INEM. O cartão que é emitido vem bem descritivo que é Tripulante de Ambulâncias de Transporte TAT. Qualquer duvida sempre ao dispor.

davide costa disse...

Esclarecido

Fátima Mendes disse...

É com enorme prazer que publico neste blog algo de bom ....
consegui salvar uma vida ,pois ontem numa tarde normal de trabalho uma idosa entrou em PCR claro que os sinais assim o indicavam e iniciei logo SBV ápós iniciar as primeiras compressões tóracicas a idosa começou logo a manifestar melhorias ao nivel cardiaco ,assim que recuperou os batimentos normais coloquei a idosa em PLS pois estava agoniada ,até chegada do INEM .
Jamais teria conseguido este feito sem os conhecimentos que adequiri ,pois ensinaram-me a descodificar os sinais e sintomas e a actuar com calma e lucidez ,por isso deixo uma palavra de apreço a alguém que além de meu amigo é uma pessoa fantástica pois não guarda para ele todo o pratogonismo mas sim reparte-o com os outros , sendo que desde o inicío sempre disse um pequeno gesto pode salvar uma vida .
Não queria deixar em branco este episódio pelo que passei pois sente-se uma sensação unica em saber que conseguimos salvar uma vida ,por isso continua o teu caminho pois sem te aperceberes estás a salvar vidas .....
Do fundo do meu coração agradeço tudo o que me ensinas te ,pois um pequeno gesto hoje pode ser um grande feito amanhã .

FORMAR PARA SALVAR ......SEMPRE

Falcão disse...

Esta Eganado quando fala de TS e TAT. muito eganado TS é um curos de 50 horas que é dado pelo ENB, TAT e o que a lei exige para tripular amb de transdporte que tem que ter no minimo 35 horas logo o TS da ENB excede claramente as 35 horas e como tal e reconhecido pela entidade INEM como TAT sendo por estes emitido respectivo cartão de TAT.

Administrador AFPS disse...

Ilustre o TS faz parte do catalogo nacional de qualificações ANQ logo é dado por entidades acreditadas pela DGERT e que possuam valencias de referencial, logo o TS não é dado pela ENB mas sim dado por qualquer entidade que seja reconhecida pelo POPH ou DGERT (desde que tenha acreditação para a saida profissional em causa)neste caso a ENB concorreu a fundos europeus e da essa formação atraves desse quadro. O INEM durante algum tempo nao certificou cursos a ENB pois os conteudos de um TS são muito diferentes de uma TAT, basta procural o referencial TS no catalogo ANQ e comparar com o TAT. O cartão emitido pelo INEM diz TAT e não TS.

Posto isto enganado não estou, pois sou formador e ja dei TS a leigos e também sou formador TAT.

Cumprimentos.